Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/13 às 16h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Ordens de Serviço para construção de UPA e hospital no Gama são assinadas no GDF Junto de Você

COMPARTILHAR

Atendimentos em saúde para a população até domingo

A Secretaria de Saúde esteve em evidência nesta sexta-feira (13) durante o programa GDF Junto de Você, no Gama. O governador Agnelo Queiroz anunciou uma série de ações na área da saúde para a cidade.

Agnelo e o secretário de saúde, Rafael Barbosa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção no Gama da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de porte III. A obra está orçada em R$ 10 milhões e deve ocupar uma área de 6 mil metros quadrados.

” As máquinas de terraplanagem já começam a trabalhar, não assinamos ordem de serviço para esperar não. Esta UPA vai ajudar a organizar o atendimento de saúde daqui. O hospital do Gama é “praticamente uma mãe” e já não suporta mais a demanda. Com a chegada da Unidade, apenas os casos mais graves irão para lá”, disse o governador.

O secretário Rafael Barbosa disse que a unidade deve ser entregue à população ainda no primeiro semestre de 2014. “Tenho certeza de que a saúde no Gama terá uma melhora significativa”, destacou Barbosa.

Na tenda principal ainda foi assinada a Ordem de Serviço para a construção do novo Hospital do Gama, que terá capacidade para 500 leitos. “Faremos por meio de uma pareceria público-privada um hospital moderno, bem diferente do que foi há 50 anos, que facilitará não só o atendimento ao usuário como também a administração”, informou Agnelo.

População é beneficiada com exames

Além do anúncio das obras, a população do Gama teve acesso a vários serviços oferecidos na rede pública de saúde, durante o GDF Junto de Você. Logo pela manhã dezenas de mulheres se aglomeraram próximo a Carreta da Mulher. Dona Vera Lúcia disse que saiu de casa para fazer um exame de ultrassonografia numa clínica particular, quando viu a tenda da Saúde e resolveu entrar. “Vim aqui, fiz a ficha e já vou ser atendida. Isso é bom demais porque vou economizar e esse dinheiro vai servir pra outra coisa”, disse contente a dona de casa.

Maria Monteiro, de 61 anos, é moradora do Gama há 20 anos. Ela foi avisada pelo Centro de Saúde do programa GDF Junto de Você e fez pela primeira vez uma mamografia. “Eu nunca fiz, sei que é importante pra saber se está tudo certinho”, afirmou.

No local ainda podem ser feitos testes de glicemia, aferimento de pressão e realizados exames de rápidos de HIV e sífilis.
A programação vai até domingo, das 8h às 18h, na área central do Gama. As cidades de Ceilândia, São Sebastião e Sobradinho (I, II e Fercal) e Planaltina também já foram contempladas com as ações do programa.

Por Wenia Alecrim, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...