Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/19 às 9h52 - Atualizado em 29/10/19 às 9h59

Outubro Rosa ganha evento especial na UBS 1 do Riacho Fundo I

COMPARTILHAR

 

 

Atividade levou serviços de saúde à população, beleza e lazer

 

Cerca de 4 mil pessoas compareceram, na manhã deste sábado (26), à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo I, onde a comemoração do Outubro Rosa aconteceu junto do 2º Riacho Solidário, realizado em parceria com a administração regional. Foram realizados 58 exames citopatológicos (Papanicolau), 27 mulheres colocaram Dispositivo Intrauterino (DIU) e dezenas de pacientes foram encaminhadas para o exame de mamografia.

 

Pela primeira vez na unidade, Raimunda Pereira de Chaves aproveitou a oportunidade. “Nunca consultei aqui e agora eu aproveitei para fazer os exames. Hoje, fiz a prevenção e foi marcada a mamografia”, conta a paciente, elogiando o atendimento: “Fui muito bem atendida”, repetiu.

 

De acordo com a enfermeira Alexandra da Fonseca Almeida, a procura pelos exames foi baixa. “Não há demanda reprimida porque disponibilizamos uma agenda com vagas para 70 exames por semana. A gente não restringiu a área para atendimento da população. Então, acredito que algumas das mulheres que vieram hoje não pertencem a esta UBS”, contou a servidora.

 

OUTROS SERVIÇOS – Quem aproveitou o sábado para ir ao dentista foi Francilene de Oliveira Mota. Ela e toda a família cuidam da saúde na unidade e Francilene elogiou: “Muito bom. Gostei muito. Eu fui bem atendida. Levei minha neta no dentista, peguei um quitizinho para a bebê e outro para mim. Aqui eu faço tudo. É dentista, ginecologista, prevenção. Minhas filhas fazem pré-natal, colocaram DIU”, descreveu a paciente.

 

Além da Odontologia, também foi ofertado o serviço de Oftalmologia em parceria com clínicas privadas, que disponibilizaram alguns exames gratuitos à população. Também houve palestras sobre nutrição, prevenção ao câncer e saúde bucal, bem como a presença do Ônibus da Mulher, com dois consultórios prestando atendimentos.

 

O gerente da UBS 1, André Luiz Dias, contou que foi a primeira vez que um evento tão grande foi realizado na unidade. “Um evento dessa magnitude, com o apoio do governo, foi a primeira vez. Mas, todos os anos, a gente faz o outubro rosa aqui. A gente traz cabeleireiro, manicure, massagista, oftalmologista, realiza exames preventivos, colocação de DIU, encaminhamentos para mamografia, que a gente está fazendo muito hoje”, relatou.

 

O gestor também já adiantou a programação para o Novembro Azul, mês da prevenção ao câncer de próstata. “Vamos fazer dois eventos, um junto com a equipe da UBS 2 e outro aqui, que vamos chamar de Saúde na Oficina. A gente vai para o setor de oficinas daqui oferecer os serviços de saúde aos homens porque eles vêm pouco na unidade”, contou.

 

A UBS 1 do Riacho Fundo I conta com sete Equipes de Saúde da Família e atende a uma população de 50 mil habitantes.

 

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF

Leia também...