Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/16 às 20h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Pacientes com câncer recebem perucas

COMPARTILHAR

Produto auxilia na melhora da autoestima, que impacta no tratamento médico

BRASÍLIA (27/6/16) – Para amenizar os problemas decorrentes do câncer, como a queda de cabelo, voluntários do Hospital de Base distribuíram gratuitamente, nesta segunda-feira (27), 53 perucas a pacientes submetidos a tratamento oncológico. A iniciativa é parte das ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer que, em cinco anos, efetuou a doação de mais de 2,5 mil perucas.

“Fui diagnostica com câncer recentemente e, no início, foi aquele susto. E um dos choques é como ficamos durante o tratamento. Com o apoio de grupos como esses, vemos que a doença pode ser encarada de outra forma. A autoestima ajuda muito nessas horas. Saímos na rua sem haver aquele choque de olhares de antes. Amei o trabalho da Rede Feminina. Logo, meu cabelo crescerá e quero ajudar o grupo para proporcionar às mulheres uma outra forma de encarar a doença”, conta a paciente Raquel Morais.

A autoestima é um fator importante na luta contra o câncer. De acordo com especialistas, os efeitos colaterais da patologia são diversos e, muitas vezes, afetam a aparência, como a queda de cabelo e alterações na pele. Para driblar esta fase negativa do tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, o Hospital de Base recebe, ininterruptamente, cabelos humanos que são utilizados para a confecção das perucas.

“Muitas pacientes precisam dessa ajuda, pois algumas delas ao descobrirem que tem câncer entram em um estado de desanimo e depressão. Então, queremos dar um apoio nesse sentido”, destacou a voluntária Renata Luz.

Segundo a coordenadora do grupo Rede Feminina de Combate ao Câncer, Vera Lúcia da Silva, o trabalho feito para elevar a autoestima e a motivação das pacientes na luta contra a patologia é constante. “A doação é ininterrupta. Quem precisar, pode nos procurar que vamos providenciar a peruca. Mas é preciso fazer um cadastro na Rede Feminina”.

SÃO JOÃO SOLIDÁRIO – Além das doações ocorridas hoje (27), a Rede Feminina está preparando, para o próximo dia 30 de junho, um São João Solidário para os pacientes da Oncologia. Serão distribuídas 200 cestas básicas, 180 cobertores, além do lanche especial.

VOLUNTARIADO – No Hospital de Base há cinco grupos voluntários que atendem diariamente visitantes e acompanhantes, oferecendo lanches, mantimentos, produtos de limpeza e diversas outros materiais para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O grupo possui controle rigoroso sobre as doações. “Temos certificado de atuação pelo Ministério da Justiça. Trabalhamos com seriedade e cada doação é contabilizada e controlada no nosso registro”, explicou a presidente da Rede Feminina, Tereza Falcão.