Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/17 às 19h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Pacientes da UTI de Santa Maria terão festa julina

COMPARTILHAR

Evento organizado por profissionais da unidade descontrai pacientes

BRASÍLIA (18/7/17) – Visitar um parente ou amigo que está na UTI é sempre um momento de emoção. Poder levar a eles um pouquinho do mundo aqui fora, então, é uma oportunidade rara de dar dignidade, conforto e segurança, quando mais precisam. Pensando nisso, os profissionais que prestam serviço na UTI do Hospital Regional de Santa Maria idealizaram a festa julina 1º Arraial da UTI HRSM, para pacientes internados no local.

A festa será realizada nessa quarta (19) e quinta-feira (20), no quinto e primeiro andares do hospital, e será direcionada a internos, familiares e amigos.

O evento terá dois momentos. O primeiro deles consiste na realização de visitas humanizadas e temáticas, direcionadas a pacientes da UTI Adulto. Diferentemente das visitas convencionais, para até dois visitantes por paciente, o 1º Arraial da UTI HRSM terá a presença de várias pessoas. E, como não poderia deixar de ser, não vão faltar decoração temática, comidas típicas, além do bom e velho forró.

“Um dos benefícios da iniciativa é levar referenciação a esses pacientes, que muitas vezes perdem até mesmo a noção do tempo e nem sabem direito onde estão”, define o chefe da Psicologia Adulto, Fernando Machado. “Nossa intenção é amenizar o estresse natural de quem está internado em uma UTI ou tem um ente querido nessa situação. Então, pensamos nessa ação, que é uma forma de levar alegria a essas pessoas em um momento tão delicado de suas vidas”, completa o profissional.

Os pacientes participantes do projeto são aqueles que têm condições de ter o leito removido temporariamente para o hall central do quinto andar do Hospital de Santa Maria. “Os pacientes selecionados precisam apresentar condições de sair do ambiente natural da UTI. E, normalmente, momentos como esses são marcados pela emoção, pois reúnem, de uma vez só, muitas pessoas queridas do paciente”, esclarece Machado.

O segundo momento do 1º Arraial da UTI HRSM será uma festa julina destinada aos pequenos pacientes da UTI Pediátrica e seus familiares. O evento contará com mães, irmãos e alguns dos pacientes internados na unidade. E, da mesma forma como ocorre com a UTI Adulto, a expectativa é de descontração e emoção.