Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/12/14 às 19h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Pacientes do HRGu recebem camas modernas

COMPARTILHAR

Novos equipamentos beneficiam também os profissionais de saúde

BRASÍLIA (23/12/14) – Os pacientes internados na Clínica Médica do Hospital Regional do Guará (HRGu) estarão melhor acomodados. Desde sexta-feira (19), 18 camas elétricas estão sendo instaladas na unidade. A troca beneficiará principalmente os idosos, que representam 90% da internação do hospital, que é referência em geriatria.

Para Maroa Santiago, coordenadora de Saúde do Guará, essa é uma revitalização que o hospital já estava esperando há um tempo. “Todo esse trabalho faz parte também da humanização. Muitas pessoas ficam aqui internadas sem ter com quem contar. Então, o próprio paciente, com a orientação e acompanhamento da equipe, pode mudar a posição de sua cama. Isso é dar autonomia para uma pessoa que está acamada e depende do profissional ou acompanhante para fazer isso”, declarou.

A modernização dos leitos contribui para o conforto do paciente e do servidor. Com as novas camas, a elevação de pernas e de dorso pode ser feita por um controle remoto, podendo regular somente a parte dos pés do paciente, do encosto ou a elevação de ambos os lados simultaneamente. A cama também já vem com colchão especial de espuma com diferentes densidades para prevenção de escaras. Ou seja, ele se acomoda ao peso do paciente, amoldando-se à sua posição.

Além disso, o diferencial na cama hospitalar motorizada é que a regulagem de altura do estrado também pode ser feita, ajudando assim, a entrada e a saída do paciente do leito e a sua respiração quando deitado. Essa regulagem também ajuda os profissionais na transferência do paciente.

Desde 2013, as unidades hospitalares da Secretaria de Saúde do DF vêm passando por modernização. Os hospitais de Base, da Asa Norte, Materno Infantil, de Santa Maria, do Gama e de Sobradinho também já receberam esse tipo de leito. Só este ano, 720 camas elétricas foram compradas.