Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/19 às 15h50 - Atualizado em 21/11/19 às 15h50

Palestra ensina crianças diabéticas sobre a importância da atividade física

COMPARTILHAR

Evento do Hospital Regional do Guará teve música, dança e pinturas

 

Crianças e adolescentes diabéticos, acompanhados dos pais, participaram de uma palestra especial no auditório do Hospital Regional do Guará (HRGu), com música, dança e pinturas. O objetivo foi ensinar aos participantes sobre a importância da atividade física no controle da doença.

 

“São reuniões que levam à população mais educação, de forma lúdica. Isso os ajuda a conhecer mais sobre a doença, que é crônica, e a se cuidar melhor em casa”, afirmou a médica endocrinologista infantil do HRGu, Adriana Moser. “E aproveitamos o momento para fazer do evento uma data para trazer alegria a essas crianças”, ressaltou.

 

A ação é promovida mensalmente pelas equipes de Enfermagem, Nutrição e Endocrinopediatria do hospital. “Cada mês, vai um médico, uma enfermeira e uma psicóloga. A partir de 2020, contaremos com uma nutricionista”, informou Moser.

 

O evento também contou com o apoio do projeto Doce Desafio, da Universidade de Brasília (UnB), formado por integrantes diabéticos, além do suporte da administração regional do Guará e do Laboratório Abott.

 

ADULTOS – A próxima reunião, marcada para o dia 28 de novembro no hospital, será voltada aos adultos diabéticos. O tema será Cuide de quem te leva a todos os lugares… teus pés. A partir das 9h, haverá massagem nos pés, distribuição de brindes e um lanche saudável para os participantes.

 

O evento, chamado de Novembro Diabetes Azul, faz alusão à campanha Novembro Azul, mês voltado à prevenção e ao tratamento do câncer de próstata. Contudo, o foco da ação será o controle do diabetes.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Foto: Divulgação/Saúde-DF