Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/13 às 19h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Paranoá recebe Circuito Saúde Para Todos neste sábado

COMPARTILHAR

Saúde leva serviços para perto dos moradores

Os moradores do Paranoá receberão o Circuito Saúde para Todos neste sábado (27), das 9h às 17h, na praça em frente à Administração Regional. Essa é a terceira região administrativa do Distrito Federal a receber o projeto da Secretaria de Saúde (SES), lançado em fevereiro, na Estrutural. O objetivo é percorrer todo o DF, garantindo diversos serviços de Saúde para a população. Atualmente, a Regional de Saúde do Paranoá atende a uma população de 200 mil habitantes, aproximadamente.

O Circuito disponibiliza atendimento em diversas especialidades para todas as faixas etárias da população. Quem passar pelo local também receberá orientações e informações sobre prevenção, tratamento e serviços disponíveis na rede pública de saúde.

Durante o circuito, será realizada vacinação, testagem rápida para hepatite “C”, eletrocardiograma (com indicação médica), avaliação oftalmológica. Uma novidade será a tenda do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs-AD) do Itapoã, que dará orientação sobre o funcionamento da unidade e sobre a inclusão no Programa de Álcool e Drogas, por meio de folhetos e banners.

Já a Gerência de Ciclos de Vida da SES inova sua participação no Saúde para Todos, sugerindo a hipertensão como tema para a ação no Paranoá, encerrando a programação do Dia Nacional de Combate à Hipertensão, 26 de abril. “Vamos dar orientações, aferir pressão arterial e avaliar o risco de pacientes com a doença”, informa o coordenador de Hipertensão da SES, Lucimir Maia.

Nos trailers do Programa Brasil Sorridente e da Gerencia de DST/Aids técnicos prestarão atendimento preventivo e darão informações e orientações sobre vida saudável, além de distribuir preservativos. O ônibus do Hemocentro receberá novos doadores de sangue e na Carreta da Mulher serão realizadas ecografias, mamografias e exames preventivos (25 por período).

A população do Paranoá poderá ainda tirar dúvidas sobre prevenção, tratamento e medicação da dengue, além de conhecer o carro fumacê de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que estará em exposição. Os profissionais do Samu realizarão oficinas sobre urgências em domicílios e na rua com exposições do carro de intervenção rápida e das motolâncias e bikelâncias (veículos do Samu).

Para promover o bem-estar dos moradores, haverá apresentações do coral dos idosos, do Teatro da Dengue e prática de atividades físicas. Os visitantes poderão usar o serviço de ouvidoria, que prestará todo tipo de esclarecimentos à população.

Para o coordenador de Saúde da Regional do Paranoá, Rommel Costa, o Circuito é uma iniciativa que traz a Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde para junto da população para mostrar as diversas ações que são realizadas e que muitas vezes as pessoas não têm conhecimento. “O objetivo também é o de conscientizar sobre as ações que podem ser feitas por todos para melhorar sua própria qualidade de vida”, diz.

Celi Gomes