Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/13 às 16h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Parceria entre SUS/DF e Universidade Católica vai ampliar cirurgias cardiovasculares

COMPARTILHAR

Contrato da SES com ICDF garante assistência aos pacientes do SUS


Termo de cooperação assinado na manhã desta terça-feira, 3, entre a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) vai ampliar a oferta de serviços na área cardiovascular à população brasiliense, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a parceria, o instituto, que hoje faz 85 cirurgias por mês, passará a realizar 160 procedimentos, distribuindo os atendimentos entre a sede – localizada no Cruzeiro Novo – e o Hospital Universitário da UCB, em Taguatinga Sul.

“A parceria vai trazer a excelência da Universidade Católica para o SUS e representa para a Secretaria de Saúde a oportunidade de ampliar seu leque de serviços”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Babosa. Segundo ele, isso será possível porque a SES mantem contrato de prestação de serviços com o Instituto de Cardiologia para a assistência dos pacientes da rede pública na área cardiovascular e transplantes.

“Este é um momento muito importante para a Universidade Católica de Brasília, estamos firmando um convênio que inaugura uma nova etapa na área de pesquisa e da assistência”, ressalta o reitor da UCB, Afonso Galvão. Para o superintendente do ICDF, João Gabbardo, a parceria vai ampliar o espaço de atuação da instituição, descentralizando o seu atendimento.

O Instituto de Cardiologia será responsável pela gestão do Hospital Universitário da Católica, enquanto a UCB fica responsável pela área acadêmica das duas instituições. O ICDF vai promover obras no Hospital Universitário para oferecer um centro cirúrgico com três salas e uma sala de hemodinâmica, 20 leitos de terapia intensiva e pelo menos 30 leitos de internação. Nesse espaço, os profissionais do ICDF vão realizar as cirurgias cardiovasculares e torácicas em pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde.

Com a parceria, o IC poderá se consolidar como hospital de ensino, ampliando possibilidades de cursos de residência em suas instalações nas áreas de cirurgia cardiovascular, anestesia e transplante. Segundo o termo, os alunos dos cursos da área de saúde da UCB poderão realizar estágio supervisionado nas dependências do Instituto de Cardiologia.

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226