Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/10/17 às 11h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Planifica SUS promove última oficina do ciclo

COMPARTILHAR

Capacitação prepara profissionais para atendimento de pacientes com diabetes e hipertensão

BRASÍLIA (9/10/17) – Profissionais de atenção primária de todas as regiões de saúde do Distrito Federal participam, nesta segunda (9) e terça-feira (10), da sexta e última oficina do Planifica SUS. A planificação é um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde proposto pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e que tem sido utilizado em todo o país.

“O projeto envolve seis oficinas e apoio e tutoria do Conass às equipes de saúde da família e ao ambulatório de especialidades que está sendo estruturado no Hospital Regional Leste. O ambulatório atenderá pacientes com diabetes e hipertensão com risco alto e muito alto”, explica a diretora de Atenção Primária da Região Leste, Danusa Fernandes.

O projeto-piloto está sendo realizado nas unidades básicas de saúde do Itapoã. “Os pacientes serão classificados na atenção primária e, identificado o risco, serão encaminhados ao ambulatório. Hoje, pacientes com pressão alta descompensada, por exemplo, são encaminhados para um cardiologista. Com o ambulatório, eles serão acompanhados por equipe formada por nutricionistas, psicólogos, cardiologistas e oftalmologistas”, explica a diretora.

A capacitação terá participação de cerca de 120 profissionais, divididos em duas turmas. A primeira será durante todo o dia desta segunda-feira (9). As oficinas têm acontecido, no DF, desde setembro do ano passado.