Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/03/13 às 19h17 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Posto de coleta de leite humano do HRSam recebe mais de mil frascos

COMPARTILHAR

Unidade convoca doadoras para aumentar estoque

O posto de coleta de leite materno do Hospital Regional de Samambaia – HRSam recebeu esta semana a doação de 1.200 frascos, doados pelo Rotary Club, que atua em parceria com a unidade. O posto de coleta do HRSam recebe doações tanto de leite materno quanto de frascos de vidro com tampa de plástico.

O leite doado é encaminhado para o Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga – HRT, onde é processado e pasteurizado, em seguida, é devolvido ao posto de coleta do HRSam para ser consumido pelos bebês da maternidade. Na unidade, as mães recebem orientações sobre a amamentação e aquelas que estejam com os mamilos feridos ou mamas muito cheias são informadas sobre a ordenha e a forma correta de amamentar o bebê.

Atualmente, o estoque de leite do posto está baixo. A enfermeira supervisora da maternidade e do posto de coleta, Iveth Sevilla, faz um apelo às mães. “Quanto mais doações, mais leite teremos para alimentar os bebês. Basta entrar em contato conosco, que vamos até a casa da pessoa”, informou a enfermeira.

As mães, que tenham interesse em ajudar o posto de coleta, podem entrar em contato direto com o serviço, que as equipes do corpo de bombeiros vão até a residência da pessoa para orientações, o preenchimento de uma ficha e também para fornecer um kit,contendo máscara, touca para prender o cabelo e, inclusive,frascos de vidro já esterilizados. Todas as instruções necessárias são passadas para a doadora. As equipes vão semanalmente às casas para o recolhimento do leite doado.

Para informações, orientações e doações, entre em contato com o posto de coleta do HRSam pelos telefones 3458-9811 ou 3458-9890.

Iêda Oliveira