Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/20 às 18h36 - Atualizado em 5/10/20 às 14h53

Primeiro dia de vacinação antirrábica na zona rural imuniza 7.671 animais

COMPARTILHAR

Animais da área urbana devem ser vacinados a partir do dia 23 de outubro

 

JOSIANE CANTERLE

 

Teve início neste sábado (3) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do Distrito Federal. Sete Regiões administrativas receberam a campanha que imunizou, no primeiro dia, 7.671 cães e gatos. Até o dia 23 de outubro as vacinas são destinadas para os animais da área rural. Após essa data, será a vez dos animais da zona urbana, com encerramento da campanha em 20 de novembro.

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

“Todos os cães e gatos acima de três meses de idade podem receber a vacina antirrábica, lembrando que os que receberem a dose pela primeira vez devem ser revacinados após 30 dias. Somente cães e gatos saudáveis devem ser vacinados. Aqueles que estão em tratamento ou recebendo alguma medicação devem concluir o tratamento e depois ser encaminhados para a vacinação”, informa o gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Rodrigo Menna.

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

Neste primeiro dia foram montados postos de vacinação nas Regiões Administrativas de Santa Maria, Ceilândia, Brazlândia, Gama, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Park Way. Já a partir da próxima segunda-feira (5), toda a zona rural do DF será contemplada.

 

Estima-se que a população de cães e gatos em todo o Distrito Federal seja de 345.033, dos quais 308.419 são cães e 36.613, gatos. A expectativa é vacinar pelo menos 80% da população animal. A ação ocorre anualmente dividida entre as áreas rurais e urbanas para atingir o maior número de cães e gatos em todas as regiões.

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

 

Os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas. O condutor do animal deverá usar máscara e será necessário manter o distanciamento na fila.

 

 

Leia também...