Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/13 às 21h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Professora americana visita Programa contra a Violência do HMIB

COMPARTILHAR

O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) recebeu nessa quarta-feira (15), a visita da professora Debra Marie Nelson-Gardell, da University of Alabama, Estados Unidos, para conhecer o trabalho do Projeto Violeta, que atende vítimas de violência. 

Debra Marie Nelson-Gardell é pesquisadora e professora e tem se apresentado em conferências pelo mundo para falar sobre abuso sexual infantil. A pesquisadora foi convidada pelo professor do curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UNB para ministrar aula sobre o tema e para conhecer as práticas de atendimento clínico e psicológico às vitimas de violência desenvolvidas em Brasília. “Estou impressionada com o comprometimento dos servidores. As pessoas parecem realmente apaixonadas pelo que fazem”, relata Debra.

O curso foi aberto aos profissionais dos 15 programas da rede de saúde do DF relacionados à pesquisa, assistência e vigilância em violência. “Esperamos que com as aulas possamos aprimorar as metodologias de trabalho e avançar nas técnicas de atendimento dos nossos pacientes”, comenta o psicólogo do HMIB inscrito no curso, Marco Antônio Baião.

O Programa Violeta/PAV do HMIB é parte integrante do Núcleo de Estudos e Programa para Acidente e Violência/NEPAV/SES-DF e tem como objetivo a promoção do acompanhamento bio-psico-social, a prevenção à saúde de crianças, adolescentes, mulheres e idosos vítimas de violência intra ou extrafamiliar, além do acompanhamento dos familiares.

“Em 2012, registamos 1433 atendimentos e a equipe tem se empenhado a atender a crescente demanda, por isso incentivamos o aprimoramento profissional dos nossos servidores”, informa a gerente do Programa Violeta, Elizabeth Maulaz Lacerda.

Ana Luiza Greca