Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/13 às 18h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Profissionais de Samambaia participam de capacitação em tuberculose

COMPARTILHAR

Treinamento na terça-feira (25)

Médicos e enfermeiros da Atenção Primária da Regional de Saúde de Samambaia participam terça-feira (25), das 9h às 17h, de uma capacitação de manejo clínico em tuberculose, com o intuito de promover o controle da doença.

“O objetivo do Ministério da Saúde é reduzir os índices de mortalidade por tuberculose no país. Essa capacitação é importante justamente para aperfeiçoar nossos profissionais para que os pacientes sejam melhor assistidos”, informou a coordenadora Regional do Programa de Controle de Tuberculose de Samambaia, Cláudia Cardozo da Silva.

A coordenadora ainda explica que esse tipo de capacitação é importante para melhorar cada vez mais a assistência primária, que traça os diagnósticos no início, para evitar os agravos e não ser preciso chegar às emergências.

O curso de manejo clínico em tuberculose é promovido pela Coordenação Regional de Controle de Tuberculose de Samambaia e pelo Núcleo de Pneumologia Sanitária da SES/DF. O encontro será realizado na Clínica da Família da quadra 122 e serão disponibilizadas 20 vagas para médicos e 22 para enfermeiros dos centros de saúde, clínicas da família e unidades básicas de saúde da regional.

Capacitação de agentes comunitários de saúde
Em maio e também no último dia 17, cerca de 80 agentes comunitários de saúde da regional participaram da capacitação “Busca dos sintomáticos respiratórios”, com o intuito de identificar possíveis pacientes com tuberculose em fase inicial para evitar agravos.

Serviço
Pacientes que apresentarem tosse por três semanas, febre periódica e emagrecimento, sendo tabagista ou não, segundo a coordenadora do programa, devem procurar uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.

Iêda Oliveira