Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/13 às 17h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Profissionais de saúde participam de curso sobre primeiros-socorros

COMPARTILHAR

Profissionais de saúde participaram, dia 29 de maio, de capacitação sobre procedimentos a serem adotados em casos de acidentes, paradas cardiorrespiratórias, engasgamentos, entre outras situações que comprometam as funções vitais de uma criança.

O Curso Suporte Básico de Vidas, ministrado pela equipe da UTI pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), foi realizado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Diraps), em parceria com o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança, (PAISC), da Regional de Planaltina, no Centro de Saúde nº 4 – Estância, no dia 29 de maio.

Para a coordenadora da UTI pediátrica do HMIB, Cira Costa, o treinamento habilita os profissionais de saúde a lidar com situações de risco. “Eles aprendem a agir de imediato para diminuir possíveis danos à vida”, diz.

Os participantes do curso praticaram técnicas de massagem respiratória e de ressuscitação, e aprenderam como desobstruir um corpo estranho no organismo, entre outras dicas para o primeiro atendimento.

Segundo a gerente do centro de saúde nº 4, Roose Diane Padilha, o profissional de saúde deve estar apto para realizar os primeiros cuidados e manter a pessoa viva, até o atendimento especializado chegar. “Todos estamos sujeitos a lidar com situações que comprometam a vida, seja no ambiente hospitalar ou fora dele, por isso os primeiros cuidados são necessários para evitar o agravamento da situação que o paciente se encontra”, relata.