Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/18 às 10h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Profissionais participam de capacitação sobre tabagismo

COMPARTILHAR

Objetivo é aumentar a oferta de ambulatórios para tratamento de fumantes

BRASÍLIA (19/2/18) – Nesta segunda-feira (19) e no próximo dia 26 aproximadamente 90 profissionais da Secretaria de Saúde participam da Capacitação para abordagem e tratamento de fumantes. O treinamento é realizado pela Equipe Técnica do Programa de Controle de Tabagismo, em parceria com a Superintendência da Região de Saúde Oeste. 

Com início às 8h e previsão de encerramento às 18h, a capacitação terá a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. “O objetivo é aumentar a oferta de ambulatórios para tratamento de fumantes nas unidades de saúde”, explicou a técnica Maria Suélita de Lima. 

O conteúdo programático inclui Componentes da dependência da nicotina; Formas alternativas do consumo do tabaco; Tabagismo passivo e legislação, Bases para abordagem e tratamento de fumantes e Tratamento medicamentoso, entre outros temas. 

O curso será realizado no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF). Terá duração total de 20 horas, sendo 16 de treinamento e quatro para elaboração da proposta de atendimento. Os participantes que obtiverem 100% de frequência e apresentarem a proposta de atendimento até 15 de março receberão certificado. 

A Equipe Técnica de Controle de Tabagismo está disponível para realizar este curso em todas as regiões de saúde. As solicitações devem ser encaminhadas para o e-mail saudetabagismo@gmail.com ou pelo telefone 3346 5770.