Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/15 às 17h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Programa de Obesidade Infantil do Recanto das Emas premia os melhores resultados

COMPARTILHAR

A obesidade caiu em 30% para sobrepeso e 4,3% dos pacientes passaram a ter o peso ideal para a altura

BRASÍLIA (8/12/15) – No encerramento do I Programa de Obesidade Infantil (Probem), da Coordenação Geral de Saúde do Recanto das Emas, as cinco crianças que apresentaram os melhores resultados após nove meses de acompanhamento foram premiadas. A premiação foi realizada no auditório da regional de ensino do local.

Segundo a nutricionista Raquel Pereira, o programa selecionou 56 crianças de seis a 12 anos com problemas relacionados à obesidade infantil. Dessas, 57% apresentaram exames com alterações de colesterol, diabetes e triglicerídeos alto. O acompanhamento dos pacientes se deu por meio de consultas com a endocrinologista, oficinas, onde receberam orientações sobre hábitos saudáveis, e atividades físicas.

Como resultados positivos do grupo houve redução do Índice de Massa Corporal (IMC) de 26,3 kg/m2 para 24,49 kg/m2, a obesidade caiu em 30% para sobrepeso e 4,3% dos pacientes passaram a ter o peso ideal para a altura.

Como critérios para a premiação foram avaliados assiduidade, redução eficaz do IMC e a pontuação em forma de estrelas condicionada ao cumprimento das metas. Em primeiro lugar, Pedro Henrique dos Santos, oito anos, passou de 42kg para 36kg. Segundo sua mãe, Gisele Rezende Ramos, a participação no programa foi fundamental para que o resultado fosse alcançado. “Antes consumíamos alimentos industrializados mas, depois das orientações da nutricionista, passamos a consumir alimentos naturais e saudáveis, e o Pedro começou a prática de atividade física na escola. Percebi que para ele mudar os hábitos era preciso que toda a família também o fizesse para que ele visse o exemplo, felizmente conseguimos”, disse Gisele.

PROBEM INFANTIL – é composto por um endocrinologista, um nutricionista, um educador físico e uma enfermeira.

Leia também...