Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/14 às 18h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Programa “GDF Junto de Você” chega a Samambaia

COMPARTILHAR

Aferição da pressão arterial, orientações sobre higiene bucal e distribuição de kits de saúde bucal

O programa “GDF Junto de Você” começou nesta sexta-feira (28), em Samambaia, e seguirá até domingo (30). A estrutura montada na quadra 302 de Samambaia Sul, próximo à administração regional, oferecerá diversos serviços à comunidade, além de apresentações culturais.

“Escolhemos Samambaia para ter a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal, a primeira Clínica da Família e o primeiro CAPS com internação”, disse o governador Agnelo Queiroz, durante a solenidade de abertura do evento. Também participaram o vice-governador, Tadeu Filippelli, o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, deputados e secretários de governo.

Ainda em relação à saúde, Agnelo Queiroz anunciou que está em negociação o terreno ao lado do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) para construção e ampliação da unidade, a fim de se tornar, de fato, um hospital geral.

A comunidade que comparecer ao evento contará com serviços de aferição da pressão arterial, orientações sobre higiene bucal e receberão kits de saúde bucal. As moradoras poderão também realizar exames de mamografia e ecografias diversas, na Carreta da Mulher instalada no local, sendo que para esses exames há a necessidade de apresentação de pedido médico, exceto, no caso das mamografias em mulheres acima de 50 anos.

Serão feitos cem exames por dia, sendo 50 mamografias e 50 ecografias. O atendimento será por meio de distribuição de senhas, às 7h. O intuito da unidade móvel é diagnosticar precocemente câncer de colo de útero e de mama, além de outras doenças.

Além da Saúde, a estrutura do “GDF Junto de Você” conta com os serviços das demais secretarias e órgãos do governo, como estandes do Na Hora, Procon, Escola do Consumidor, BRB, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria da Mulher, Coordenadoria das Cidades, da Casa Civil, dentre outras participações.

A programação em Samambaia incluirá também reuniões com lideranças locais, atividades esportivas e uma extensa programação cultural, com apresentações de bandas locais em pontos estratégicos da região administrativa.

Carreta da Mulher

Na segunda-feira (31), após o “GDF Junto de Você”, a Carreta da Mulher ficará estacionada ao lado da Clínica da Família da quadra 302. Porém, o atendimento será priorizado às pacientes que foram previamente agendadas pelos centros de saúde da região administrativa. O objetivo é atender a demanda reprimida dessas unidades.

Além dos exames já citados (mamografias e ecografias diversas), a partir do dia 31, as pacientes agendadas poderão realizar exames preventivos (Papanicolau). A Unidade Móvel permanecerá em Samambaia até o dia 8 de abril.

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com quatro unidades móveis, que já percorreram várias regiões administrativas de Brasília. Desde março de 2012, quando o projeto foi lançado, foram realizados mais de 130 mil exames.

Para acompanhar o cronograma das carretas pelo Distrito Federal, basta acessar o endereço www.carretadamulherdf.com.br.

Iêda Oliveira