Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/14 às 16h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Projeto Caminhos do Cuidado encerra sua 2ª turma no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

A capacitação, que tem carga horária de 60 horas

Nesta quinta-feira (27), aconteceu o encerramento da 2ª turma do Projeto Caminhos do Cuidado no Centro de Saúde Nº 01 do Recanto das Emas. A capacitação, que tem carga horária de 60 horas e teve início dia 30 de janeiro, foi realizada as quintas-feiras das 08h as 17h para 40 participantes.

O Projeto Caminhos do Cuidado é oferecido pelo Ministério da Saúde em todos os estados e regiões do país, e no DF conta com o apoio da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) e da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Seu objetivo é a formação e a qualificação em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas para agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem do Programa Saúde da Família da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Segundo a tutora Hennya Eliana Herrera Cardona os encontros foram muito produtivos, pois provocaram nos participantes uma mudança de percepção em relação aos usuários vítimas de álcool e drogas. “É preciso que o profissional da saúde forme com esses pacientes um vínculo, pois eles necessitam ser acolhidos e ouvidos. Isso é fundamental para o tratamento” ressaltou.

Para o Agente Comunitário de Saúde, Thiago Alves de Freitas, o curso atendeu as expectativas, pois foi possível aprender e discutir sobre as melhores formas de ajudar os usuários de drogas tanto lícitas quanto ilícitas.

Durante o encerramento a Diretora da ETESB, Ena de Araújo Galvão, falou sobre a importância da formação para os agentes de saúde e agradeceu pelo empenho de todos. A ocasião também contou com a apresentação de dança do grupo Batucadeiros do Instituto Batucar localizado na quadra 307 do Recanto.

Todos os participantes do curso receberão certificado emitido pelo Grupo Hospitalar Conceição (RS).

Por Cristiani Mendes