Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/15 às 20h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Projeto Samuzinho orienta estudantes na Candangolândia

COMPARTILHAR

Equipes ensinaram sobre a utilização do 192 e sobre como realizar os primeiros socorros

BRASÍLIA (26/2/15) – Alunos, professores, coordenadores e monitores do Colégio Àgius Ponta de Lápis aprenderam, nesta quarta-feira (25), noções de primeiros socorros e a como utilizar o serviço 192. As orientações, que atingiram um público de aproximadamente 208 pessoas, foram apresentadas pela equipe do Projeto Samuzinho, realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF)

“É muito gratificante, ao término da palestra, perceber a mudança de comportamento e visão dos participantes”, frisou a instrutora e enfermeira do Samu, Mônica Libardi.Segundo a profissional, eles passam a entender o verdadeiro papel do serviço 192 DF e quando realmente deverá ser acionado. “Resgatar a cidadania de ajudar ao próximo, não tem preço”, complementou.

Atualmente, o Samu por meio dos instrutores do Núcleo de Educação em Urgências (NEU/SAMU) já transmitiu as noções de primeiros socorros a mais de 12 mil pessoas. A iniciativa tem como objetivo treinar sobre o modo adequado de acionar o atendimento em situações de urgência e emergência .

Outra meta é ensinar sobre como iniciar adequadamente os primeiros socorros até a chegada da equipe de saúde especializada ao local.

Outras ações estão previstas para este ano. A ideia é desenvolver ações em várias escolas do Distrito Federal para instruir alunos, professores e coordenadores, além de pessoas da comunidade, prestando os cursos de Suporte Básico de Vida e primeiros socorros.