Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/09/13 às 19h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Quarto encontro da Escola de Avós em São Sebastião

COMPARTILHAR

Os idosos de São Sebastião participaram no último sábado (31), na Vila Olímpica, do quarto encontro após a criação da Escola de Avós na cidade.

A Escola de Avós, programa do Ministério do Idoso do Governo Federal, tem o objetivo de sociabilizar e oferecer entretenimento ao idoso, por meio de encontros nas nove regionais de saúde, uma vez por mês, sempre aos sábados.

Os idosos passaram pelo circuito da saúde onde receberam informações sobre prevenção de dengue, Doenças Sexualmente Transmissíveis, distribuição de camisinhas, além de aferir a pressão arterial, glicemia, colesterol e força muscular. Os participantes tiveram, ainda, atendimentos em clínica médica, geronto psicologia, prevenção feminina e auto-massagem.

A programação também incluiu corte de cabelo e manicure com 33 profissionais e assistência jurídica e social, em parceria com a Secretaria do Idoso do DF.

O tradicional baile dos idosos teve inicio as 14h, com a chegada de 40 aspirantes a oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do DF, em trajes de gala, que dançaram com as idosas ao som da Banda Marcial da corporação.

Joaquina Rodrigues Matos, de 74 anos, viúva , moradora do bairro São Francisco, foi considerada a dançarina número um do grupo. “Não perco um encontro, passeio ou ginástica. Aqui no grupo sempre recebemos coisas boas, seja na saúde, seja na alegria. São pessoas que se importam com a gente. Me sinto querida por todos”, confidencia ela.

Odete Gonzaga, de 69 anos, moradora do setor Tradicional, fez as unhas com a manicure durante o encontro e disse estar ” feliz com a oportunidade de ficar mais bonita. É tão dificil para eu ir no salão de beleza que aproveitei aqui mesmo”, finaliza.

Marcelino Oliveira, 76 anos, um dos frenquentadores assíduos do grupo de idosos de São Sebastião, passou pelo circuito da saúde. “Nesses encontros eu sempre confiro meu colesterol, triglicerídios, diabetes e pressão arterial. Para mim o controle da saúde é muito importante. Com os resultados dos exames de sangue que recebo aqui depois de 15 minutos o médico já avalia e me sinto mais tranquilo até o próximo encontro”, enfatiza o idoso.

Segundo a coordenadora do grupo de idosos de São Sebastião, Mara Ougano, “ sem dúvida esse foi o melhor encontro da terceira idade. A presença dos cadetes e da banda do Corpo de Bombeiro Militar do DF abrilhantou nosso evento. Basta olhar as carinhas felizes de todos aqui. Estou muito satisfeita com os resultados obtidos”, afirmou a coordenadora.

Fabiana Pereira, responsável pelo serviço voluntário, que levou as profissionais de beleza, realiza este trabalho há oito anos e destaca que parcerias como esta com a sáude “permitem além da prestação de serviços à comunidade, aprender muito com o grupo de idosos , que nos dão uma lição de vida com tão pouco e com tanta alegria. É gratificante ver as pessoas sairem renovadas e felizes”, finaliza a voluntária.

Para o Capitão Cardoso, do Corpo de Bombeiros Militar do DF, ” está sendo gratificante fazer parte da alegria das pessoas da terceira idade, onde muitas vezes no dia a dia elas são encostadas ou mesmo escravizadas pelo trabalho do lar”.

Para o coordenador de saúde da regional, Marcus Costa, “ trabalhar com o grupo de idosos aqui em São Sebastião nos traz muita satisfação, já que estamos levando Saúde a toda a comunidade de São Sebastião, que é uma missão da SES/DF”.

Marina Ávila