Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 20h23 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Rafael Barbosa é reeleito presidente do conselho de saúde

COMPARTILHAR

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, foi reeleito no último dia 9 presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o secretário, a recondução ao cargo foi importante porque possibilitará a continuidade do trabalho que vem sendo feito, incluindo a mudança da estrutura física do Conselho para uma nova sede, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

Além disso, Rafael Barbosa diz que será dado início ao curso de capacitação dos conselheiros, o que fortalece cada vez mais o conselho e o controle social que o mesmo exerce. O secretário foi reeleito para o período de mais um ano.

O CSDF é um órgão vinculado a Secretária de Estado de Saúde do DF composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários do DF, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde do DF, governo e prestadores de serviços de saúde do DF, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho.

É competência do Conselho, entre outras atividades, aprovar o orçamento da saúde do DF assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CSDF a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano de Saúde do DF.

Conforme a Lei nº 4.604 – 15/07/11 o CSDF é composto por 28 membros conselheiros titulares, distribuídos de forma paritária, sendo 14 representantes dos usuários, sete representantes dos trabalhadores de saúde e sete representantes dos gestores e prestadores de serviços públicos e privados de saúde.

Arielce Haine