Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/16 às 20h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Região Oeste tem treinamento em Atenção a Vítimas de Violência

COMPARTILHAR

Participam do curso profissionais de várias áreas

BRASÍLIA (17/10/16) – O Hospital Regional de Ceilândia recebeu a segunda etapa da Capacitação para Implementação da Linha de Cuidados para a Atenção Integral às Pessoas e suas Famílias em Situação de Violência, promovido pelo Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (Nepav) da Secretaria de Saúde.

Participaram do curso profissionais de várias áreas, entre eles médicos residentes, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos da Região de Saúde Oeste (Ceilândia e Brazlândia).

Segundo Lucy Mary Cavalcante, da equipe do Nepav, a capacitação é uma recomendação do Ministério da Saúde e do Ministério Público para que “uma linha de cuidados homogênea, com serviços e fluxos organizados, possa ser implementada em todos os serviços de saúde e, tanto público quanto privado, com objetivo de acolher e atender melhor as vítimas de violência e seus familiares”.

A articulação intra e inter setorial, bem como a formação de redes de atenção e proteção, forma temas debatidos, além da tipologia das violências, profilaxia pós exposição; fluxo de atendimento e notificação de casos.

Este é o segundo curso promovido pelo Nepav, o anterior foi realizado na Região de Saúde Sul (Gama e Santa Maria). No próximo ano as demais regiões receberam o treinamento.

Ceilândia conta com um programa de referência para acolhimento e apoio a crianças e adolescentes vítimas de violência, chamado Flor de Lotus. São 20 programas de atenção a Vítimas de Violência (PAVs) em todo o Distrito Federal.