Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/21 às 19h38 - Atualizado em 29/06/21 às 20h03

Região Sul acolhe 60 voluntários que atuarão em diversas áreas da assistência

COMPARTILHAR

Tempo de atuação é por um ano, podendo ser prorrogável por mais um ano, atuando no HRG e unidades básicas de saúde

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Nesta terça-feira (29), o Hospital Regional do Gama (HRG) fez o acolhimento de 60 voluntários que atuarão no hospital e nas unidades básicas de saúde (UBSs). Os profissionais de saúde são enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistente social, técnicos de enfermagem, de laboratório e de radiologia que darão apoio às equipes da Região de Saúde Sul.

 

Voluntários foram acolhidos no HRG e vão atuar na assistência – Fotos: Divulgação/SES-DF

Para Renato Lima, diretor do HRG, esses voluntários chegam num excelente momento, tendo em vista que a pandemia aumentou a demanda de trabalho. “Eles ajudarão bastante na força de trabalho. Além disso, é uma oportunidade de aprendizado muito grande, que eles levarão para a vida e para a carreira profissional, que contarão pontos futuramente”, destaca.

 

Os voluntários foram recebidos nesta terça com um café da manhã de boas-vindas e tiveram uma palestra da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Além disso, teve a distribuição de crachás e eles foram designados para os setores que escolheram.

 

“É muito importante receber estes voluntários pois há o aumento da força de trabalho, auxiliando nas demandas que aumentaram por conta da pandemia, inclusive nas UBSs. Eles trabalharão diretamente com pacientes, sob supervisão da equipe do setor da qual foi direcionado para sua atuação técnica”, explica a coordenadora do Voluntariado Profissional do HRG, Eliza Sales Rodrigues.

 

Fotos: Divulgação/SES-DF

Os voluntários atuarão nas unidades por um ano, podendo este prazo ser prorrogável por mais um ano. A partir de seis meses do início das atividades do voluntariado, eles poderão adquirir certificado.

 

A carga horária será de acordo com a disponibilidade deles, podendo ser pela manhã (7h às 13h), tarde (13h às 19h) e à noite (19h às 22h). Sendo feitas pelo menos seis horas semanais ou no máximo 40h. O voluntário que trabalhar 12 horas seguidas terá direito a refeição dentro do hospital.

 

Voluntariado

 

Tudo começa com a inscrição do candidato ao voluntariado profissional do HRG através do e-mail hrgvolprofissional@gmail.com. Neste e-mail são repassadas todas as informações necessárias ao candidato.

 

“As inscrições estão abertas e continuamos a receber a documentação; basta entrar em contato por e-mail. Assim que recebemos as matrículas deles agendamos o acolhimento, que ocorre mensalmente e fazemos uma recepção com café da manhã de boas-vindas”, conclui a coordenadora.

Leia também...