Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/17 às 21h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Regiões de Saúde celebram a semana de doação de leite materno

COMPARTILHAR

Em Sobradinho, houve festa com música e poesia

BRASÍLIA (23/5/17) – Gratidão. Foi essa a palavra mais citada durante o evento em homenagem às mães doadoras de leite materno, realizado em Sobradinho, na tarde desta terça-feira (23). Para quem recebeu o alimento, a alegria de ver o filho nutrido. Para quem doa, a felicidade em saber que tem ajudado outros bebês.

“Sinto-me grata a Deus por ter a oportunidade de poder alimentar não somente o meu filho, mas também outras crianças que tanto precisam. Fico imaginando que muitas mães passam o que eu passei, pois meu filho ficou 15 dias na UTI e não podia mamar no meu peito. O bom é que eu tinha o leite para tirar e dar para ele”, diz Jakeline Ramos de Araújo, mãe do pequeno Daniel, de três meses.

Ela conta que buscou apoio no Banco de Leite de Sobradinho e, com as devidas orientações, consegue doar, por semana, cerca de três litros de leite. “É gratificante receber uma homenagem pelo bem que fazemos, pois é muito importante essa doação para outros bebês”, diz.

Durante o evento realizado pelo Banco de Leite de Sobradinho, as mães doadoras assistiram a um filme com depoimentos de mães que receberam o leite. “Como estão hospitalizadas, não tinha como participarem pessoalmente do evento. Foi essa a forma que usamos para trazê-las ao momento”, disse a gerente do banco de leite, Ana Célia Brito. Também houve apresentação musical e de poemas.

Entre as homenageadas estava Thais Soares de Oliveira, mãe de Sophia, de três meses. “Mesmo antes de engravidar, já dizia que queria ser doadora. A vontade aumentou quando chegou o meu parto, que foi complicado. Ver a minha filha passar pelo sofrimento e ainda assim ter ficado bem só me incentivou a doar, como forma de gratidão por ela estar bem”, conta.

Toda as mães doadoras que estavam no evento ganharam uma camiseta da campanha de doação de leite materno e ainda participaram de uma confraternização. E lá no meio estavam os pequenos Renato Araújo, de 4 meses, e Elisa Araújo, de quase dois anos de idade, filhos de Fabiene de Souza, doadora desde a primeira gestação.

“Minha mãe é auxiliar de enfermagem e trabalha há mais de 20 anos no banco de leite. Então, cresci nesse meio. Porém, quando nasceu meu primeiro filho, não consegui amamentar nos primeiros dez dias, muito menos tirar para doar e fiquei um pouco frustrada. Mas com orientação, consegui ter leite suficiente para alimentá-los e ainda dividir”, conta.

OUTROS EVENTOS – Na mesma região de saúde, Planaltina também teve festa durante a Semana Distrital da Doação de Leite Humano. Nesta segunda-feira (22), doadoras e servidoras do banco de leite do Hospital Regional de Planaltina falaram sobre a importância da doação, durante evento com brinquedos para crianças, aferição de glicemia e pressão e entrega de certificados para as doadoras.

Bancos de leite de outras regiões também estão organizando eventos em alusão à semana de doação. Na quinta-feira (25), a partir das 15h, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) fará homenagens às doadoras e ao Corpo de Bombeiros, que faz a coleta externa de leite humano. Entre as atrações também estão coral, teatro de palhaços e entrega de certificados.

Na sexta-feira (26), o Hospital Regional de Taguatinga faz o encerramento da semana de doação de leite humano, às 15h, no ambulatório da unidade, com homenagens às doadoras.

Confira as fotos aqui.