Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/13 às 20h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Relação entre o SUS e a Mídia é tema de seminário

COMPARTILHAR

Debates reunirão responsáveis pela saúde pública e jornalistas

A Fiocruz Brasília promove nesta segunda-feira (18) a 3ª edição do Seminário As Relações da Saúde Pública com a Imprensa, com o tema central “O SUS na Mídia”, das 8h30 às 18h30, no Auditório Externo Fiocruz Brasília – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 (atrás do HUB)

O seminário, realizado no ano em que o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) completa 25 anos, reunirá profissionais da imprensa e da saúde, além da academia e estudantes, para discutir de que forma a Saúde é retratada pela mídia, e como estes setores podem contribuir, de forma conjunta, para a garantia de políticas públicas que beneficiem a população brasileira.

Como o SUS é retratado na mídia? Como é feita a cobertura do sistema pelos grandes veículos de circulação no país? Como SUS e mídia se relacionam? Quais os desafios destes setores? Estas são apenas algumas das provocações que nortearão os debates, com a presença de grandes nomes da imprensa nacional e local, além de pesquisadores da Fiocruz, integrantes do Observatório da Imprensa e pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB).

A conferência de abertura do seminário, que conta com o apoio da Secretaria de Saúde do DF, será ministrada pelo repórter Marcelo Canellas, da TV Globo. A programação conta com duas mesas de debate, que discutirão os temas “Como a imprensa cobre o SUS?” e “Os desafios da mídia na cobertura do SUS”, com a participação de jornalistas da Folha de S. Paulo, EBC, Correio Braziliense e Viomundo, além de pesquisadores e representantes do Observatório Saúde da Mídia da Fiocruz, Observatório da Imprensa, Sindicato dos Jornalistas do DF, Anvisa, Ministério da Saúde, UnB e Fiocruz Brasília.

Serão apresentados dados de um estudo coordenado pela pesquisadora da UnB, Valéria Mendonça, sobre a cobertura do SUS pelo Correio Braziliense. Entre os debatedores, estão as jornalistas Mara Régia (EBC), Conceição Lemes (Viomundo), Leonardo Cavalcanti (Correio Braziliense), Johanna Nublat (Folha de S.Paulo) e Lúcio Mello (Sindicato dos Jornalistas do DF).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Fiocruz Brasília. O evento, gratuito, é voltado para profissionais das áreas da saúde, imprensa, acadêmicos, estudantes e demais interessados no assunto.

Faça sua inscrição 

Confira a programação 

Serviço
Seminário Temático As Relações da Saúde Pública com a Imprensa – O SUS na Mídia
Local: Auditório Externo Fiocruz Brasília – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 (atrás do HUB)
Data: 18 de novembro, das 8h30 às 18h
Informações: 61 3329-4508 / 4581 / 4752 –Assessoria de Comunicação |www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br  | ascombrasilia@fiocruz.br