Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/13 às 13h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Samambaia ganha quarta Clínica da Família

COMPARTILHAR

Já foram construídas sete clínicas da família, sendo quatro em Samambaia

O Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Saúde inauguram nesta quarta-feira (10), às 9h30, a quarta Clínica da Família de Samambaia, na quadra 302, conjunto 05, lote 01, em Samambaia Sul, com capacidade para cinco equipes Estratégia Saúde da Família.

Ao todo, já foram construídas sete clínicas da família, sendo quatro em Samambaia – contando com a nova a ser inaugurada, uma no Areal, uma no Recanto das Emas e uma em Nova Colina/Sobradinho.

A unidade funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e prestará atendimento a aproximadamente 17.500 moradores da área de abrangência. As equipes serão compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos em higiene bucal. Cada equipe tem capacidade para atender até 3.500 pessoas.

Com um espaço físico de 1.039m², a quarta clínica da família da cidade é a que possui maior instalação, comparando as outras três, que tem em torno de 744m². Essa unidade conta também com um número maior de consultórios odontológicos, sendo cinco salas – umas delas está preparada para receber equipamento de raio-x para odontologia.

Além das consultas agendadas, os moradores terão também atendimento por demanda espontânea para problemas agudos.

Será oferecido serviços de acolhimento, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, planejamento reprodutivo, pré-natal, curativos, acompanhamento de doenças crônicas como, hipertensão e diabetes, tuberculose, hanseníase, grupos de tabagismo, atividades educativas em saúde e atendimento a pequenas urgências.

Fique por dentro

Nos últimos dois anos, Samambaia recebeu três Clínicas da Família que, em 2012, realizaram mais de 35 mil procedimentos. Outro ganho para a cidade foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento do Distrito Federal – UPA 24 Horas, localizada na QS 107 de Samambaia Sul, que já fez mais de 190 mil atendimentos. Neste semestre, foi inaugurado também o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-AD, que, em dois meses, realizou mais de mil atendimentos e acolheu mais de 400 usuários adultos de álcool e drogas.


Iêda Oliveira