Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/14 às 11h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Samambaia recebe visita da Central Judicial do Idoso

COMPARTILHAR

Orientações sobre as situações de violência e violação de direitos da pessoa idosa

Os profissionais da Regional de Saúde de Samambaia receberam, na tarde desta segunda-feira (5), a visita de representantes da Central Judicial do Idoso (CJI). O objetivo do encontro, no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), foi o de divulgar o serviço e fornecer orientações sobre as situações de violência e violação de direitos da pessoa idosa.

“Considerando que o número de denúncias contra violação dos direitos dos idosos tem se elevado ultimamente, é importante que nossos servidores tenham conhecimento sobre os direitos dos idosos e de seus deveres frente a um possível caso de violência contra o idoso e de como identificar esses quadros, pois apesar desse aumento, ainda é grande o número de subnotificações”, informa a coordenadora-geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo.

A coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso de Samambaia, Ana Paula Delgado, também ressalta os benefícios do encontro. “Essa visita é de suma importância para a sensibilização dos profissionais de saúde de Samambaia quanto ao encaminhamento do idoso à CJI em caso de violência, cujo principal objetivo é a não judicialização, pois o órgão estimula primeiramente a solução dos conflitos por meio de mediação”, explica.

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de trabalho da Central e saber como funciona o encaminhamento das demandas relacionadas ao idoso para os outros órgãos competentes.

A visita, que contou com o apoio da Coordenação do Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso de Samambaia e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), reuniu profissionais de saúde da regional que atuam no atendimento à pessoa idosa – que são pessoas que têm idade igual ou superior a 60 anos.

A Central Judicial do Idoso (CJI) é um o serviço que atua de forma multidisciplinar, destinado à pessoa idosa do Distrito Federal, em parceria com autoridades do Sistema Judiciário, como juízes do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), promotores da Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodide) e defensores públicos do Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa do Idoso.

Iêda Oliveira

Leia também...