Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/15 às 14h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Samu/DF é o primeiro serviço móvel do país a monitorar indicadores

COMPARTILHAR

Objetivo é colocar o atendimento em conformidade aos padrões dos serviços pré-hospitalares internacionais

BRASÍLIA (17/8/15) – O Samu passa a ser o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Brasil a iniciar um processo de acreditação pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação/Joint Comission International (CBA/JCI). O serviço irá monitorar seus indicadores de qualidade e segurança em prol dos pacientes e de seus servidores. A ação faz parte das comemorações dos 10 anos de existência do serviço no DF.

O processo de acreditação, gestão da qualidade e segurança teve início em meados de agosto e, durante os próximos cinco meses, o Samu receberá uma consultoria externa do CBA, que atua em parceria com sua subsidiária, a JCI.

O CBA/JCI é a única empresa brasileira que realiza a acreditação de serviços de transporte, incluindo todos os aspectos relacionados à remoção de pacientes como, por exemplo, serviços de despacho, serviços médicos fornecidos durante o transporte, controle de infecção e gerenciamento e segurança de veículos.

O processo de acreditação inicia-se com um programa de educação permanente de melhoria da qualidade e segurança dos processos relacionados com o cuidado prestado aos pacientes e com a gerência dos serviços. E culmina na qualificação e acreditação do serviço, mediante elaboração de um plano de ação para implementação de melhorias, a partir de uma avaliação externa diagnóstica. A expectativa é que, ao fim do processo, o Samu obtenha um selo de qualidade, válido por três anos.

O selo significará que os padrões de qualidade prestados pelo serviço estão em conformidade aos padrões dos serviços pré-hospitalares internacionais. Mais importante do que a acreditação e o selo de qualidade, o processo de qualificação e acreditação do Samu diminui o número de óbitos, produz melhorias diretas de segurança da equipe e das vítimas e do controle de infecção.

ENTENDA A ACREDITAÇÃO – Nos últimos anos, a Secretaria de Saúde (SES/DF) tem investido na acreditação em saúde para melhoria da assistência prestada à população. O Hospital de Base DF também encontra-se nesse processo com o CBA/JCI.

Outros sete hospitais da rede, mediante o programa do Insituto Qualisa de Gestão, também iniciaram processo de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação. São eles: da Asa Norte, Asa Sul, Sobradinho, Paranoá, Taguatinga, Ceilância e Santa Maria.

A metodologia de acreditação se firmou como um meio de implantação da gestão da qualidade e de monitorização da melhoria contínua. Tem um caráter eminentemente educativo e propicia a educação permanente dos recursos humanos e de seus líderes.

A experiência adquirida no desenvolvimento deste processo tem demonstrado que este método de busca da melhoria da qualidade e segurança apresenta um imenso potencial no sentido de introduzir nas instituições uma prática de reflexão contínua sobre os processos diretamente ligados ao cuidado aos pacientes.

Toda a metodologia está alinhada aos princípios da governança clínica, possibilitando o acompanhamento dos indicadores de desempenho e resultado através de uma plataforma customizada.

Entende-se qualidade como um processo dinâmico, ininterrupto e de exaustiva atividade de identificação de falhas nas rotinas e procedimentos, que devem ser periodicamente revisados, atualizados e difundidos, com participação desde a gestão do serviço de saúde até seus funcionários.

Por fim, a acreditação permite introduzir na instituição o desafio de atingir um desempenho diferenciado e de planejar os passos necessários para alcançá-lo.