Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/15 às 18h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Samu fará exposição de viaturas e equipamentos

COMPARTILHAR

Público poderá ver a exposição no Parque da Cidade

BRASÍLIA (28/8/15) – Carros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) estarão em exposição no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, neste sábado (29) e domingo (30). Das 8 às 18 horas, no estacionamento próximo ao Ana Lídia, o público poderá ver as viaturas e também os equipamentos utilizados para atender ocorrências.

“Tem muita gente que pensa que o Samu/192 só atende casos clínicos e não sabe que também atendemos traumas e realizamos outros procedimentos. Por isso, é importante que as pessoas conheçam nossos equipamentos e conheçam nossos serviços”, destacou a enfermeira do Samu DF, Mônica Libardi.

Um dos carros será uma Unidade de Suporte Avançado (USV), utilizado para atender vítimas em estado de saúde mais crítico. O carro é tripulado por médico e enfermeiro e é equipado com respirador, monitor cardíaco e demais equipamentos que funcionam para dar suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Outro veículo que faz parte da mostra é o de múltiplas vítimas, utilizado em eventos com grande número de pessoas, como a Copa do Mundo. O automóvel também é enviado para locais em que há acidentes com número maior de pessoas. O carro transporta quatro barracas e medicamentos para atendimento no próprio local. Uma das barracas possui 40 metros quadrados e tem capacidade para atender até oito pessoas.

O público também terá acesso a duas motos, as “Motolâncias”, equipadas com um baú que contém medicamentos básicos, remédios, luvas e outros itens para atender em locais de difícil acesso ou em trajetos que precisam de maior rapidez.

DESFILE – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) participará, pela primeira vez este ano, dos desfiles em comemoração ao 7 de setembro. Serão quatro motos e seis carros, entre eles, duas ambulâncias, um posto móvel de regulação, o carro de atendimento a múltiplas vítimas e mais dois carros operacionais utilizados para transporte de profissionais.