Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/13 às 19h11 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Samu realiza simulação de desastre com vítimas

COMPARTILHAR

Treinamento neste sábado (23) é aberto à população

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 – realiza neste sábado (23), um simulado de catástrofe e desastres com múltiplas vítimas. O treinamento, que será aberto para a população e imprensa, acontece das 8h às 11h, no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde (SGAP, lote G, próximo a CAESB na EPTG-SIA).

Para assistir ao simulado é preciso chegar ao local até as 8h45. “Depois desse horário torna-se perigoso pedestres na área”, afirma Márcio Melo, chefe do Núcleo de Educação em Urgência do DF.“Resolvemos abrir para o público, pois entendemos que vivenciando uma ação como essa, em incidentes reais, o público poderá manter a calma e evitar o pânico, pois todos se sentirão mais seguros entendendo o que as equipes estão fazendo e porque devem agir daquela forma.”, conclui Melo.

A simulação envolve cerca de 200 pessoas, entre instrutores, profissionais do Samu, voluntários e público externo. Serão usadas no exercício 16 motolâncias, 07 ambulâncias, 06 veículos de Intervenção Rápida, 01 Posto Móvel de Regulação e 03 carros operacionais como vans e furgão. As equipes atenderão 50 vítimas em estados de saúde diversificados, que vão desde simples mal súbito até casos mais graves como amputações e hemorragias severas, podendo até chegar a óbito.

Preparação para Copas da Confederação e do Mundo
O simulado compõe o plano de treinamentos para as Copas das Confederações, em junho próximo, e do Mundo de 2014. O exercício prático conclui o programa do Curso de Atualização para Catástrofes e Desastres do Samu e busca o gerenciamento dos resultados dos primeiros atendimentos de emergência em situações com múltiplas vítimas.

O treinamento totalizou 30 horas/aulas, teóricas e práticas,e abordou temas como: a atuação das equipes de emergência médica em eventos de massa; sistema de comando de incidentes; treinamento em tomada de decisão sob pressão; características de desastres e catástrofes e atualização em protocolos de atendimentos em urgências.

O próximo simulado está previsto para 20 de março, no Estádio Nacional de Brasília, com a participação de diversos órgãos do Distrito Federal.

Miriam Machado