Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/13 às 16h59 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Santa Maria terá carnaval especial

COMPARTILHAR

Bloco “Sem Drogas” anima a cidade 

Nesta sexta-feira (08), o CAPS-AD Flor de Lótus, de Santa Maria reunirá seu grupo de foliões e puxará, a partir das 9h, um desfile de carnaval pelas ruas da cidade com o “Bloco de Carnaval Sem Drogas”, formado pelos pacientes do Centro, que oferece tratamento contra a dependência de álcool e outras drogas. Além dos inúmeros motivos para comemorar, o bloco carnavalesco também vê na ação preventiva uma oportunidade de estimular a adesão de pacientes e facilitar o processo de conscientização da comunidade.

O bloco saíra do CAPS, na quadra 312, conjunto H, casa 12 e segue para a praça que abriga a imagem da santa que dá nome à cidade, situada entre o 26º Batalhão da PM e o Fórum, onde encontrará com um trio elétrico. A folia terá ainda a participação do artista Apagão, que faz um trabalho bem humorado ao criar paródias musicais.

Segundo o gerente do CAPS, Ademário Britto, além dos motivos naturais para a comemoração da festa carnavalesca, a ideia da intervenção cultural também é trazer temas relevantes para a sociedade e reunir parceiros e usuários do centro, bem como seus familiares e a comunidade local. A Rede Social Flor do Cerrado e todos os centros de apoio psicossocial do DF também foram convidados a participar da festa.

“É importante reunir todos porque hoje o modelo de tratamento da dependência química é inclusivo e precisa ajudar a sociedade a romper com os preconceitos para cuidar do usuário”, explica Ademário. Segundo o gerente o preconceito sofrido pelos dependentes químicos ainda tem impacto no momento de um possível paciente procurar o CAPS. “Muitos deixam de buscar tratamento por medo de se expor”, esclarece.

O momento será aproveitado ainda para a realização de uma campanha informativa e de esclarecimentos relacionados às Doenças Sexualmente Transmissíveis e ao uso de drogas, incluindo o crack. Ao longo de toda festa serão distribuídos preservativos e materiais impressos com informações sobre os dois temas.

Enquanto não chega o dia da folia os pacientes do CAPS não poupam esforços para que a comemoração seja completa. Já estão gravadas duas marchinhas de carnaval, compostas e cantadas pelos próprios usuários do serviço e por servidores da SES-DF. Outra atividade que fez parte dos preparativos foi a confecção de bonecos gigantes para dar o tom alegórico da festa. Serão distribuídas ainda máscaras e camisetas com o símbolo do CAPS, também confeccionadas pelos usuários.

O evento é uma realização do CAPS-AD Flor de Lotus e conta com o apoio de parceiros como o CRAS, o Ministério Público, a Administração, Secretaria de justiça e do Conselho nacional de entorpecentes.

Confira as marchinhas criadas pelos usuários do CAPS ad Flor de Lótus:

Felicidade
Amanhece um dia a mais
Que eu quero viver em paz
Sigo cantando com esperança
Relembrando meus tempos de criança
A tarde vem de mansinho
Continuo seguindo meu caminho
Sou forte e sou valente
Vamos em frente que o CAPS tá com a gente
Amanhece um dia a mais
Que eu quero viver em paz
Sigo cantando com esperança
Relembrando meus tempos de criança
Chega a noite sou dono do meu destino
Sob a lua a me iluminar
Com o CAPS e persistência
Reconquisto a minha independência
Amanhece um dia a mais
Que eu quero viver em paz
Sigo cantando com esperança
Relembrando meus tempos de criança.

Flor de Lótus

No mais lamacento pântano
Na mais sublime solidão
Derramei todo meu pranto
Na mais sublime solidão
No CAPS Flor de Lótus
Encontrei amigos de coração
De repente, não mais que de repente
Todos me deram a mão
Renasci não sem dor
Com mais puro amor

Bruno Estrela