Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/18 às 19h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Saúde abre capacitação para linha de cuidado do AVC e do infarto

COMPARTILHAR

Objetivo é iniciar treinamento de profissionais nesses dois procedimentos

BRASÍLIA (6/3/18) – Profissionais responsáveis pelo atendimento à saúde da população participaram, nesta terça-feira (6), da abertura do 2º Ciclo de Capacitação para Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), realizada no auditório da Secretaria de Saúde.

O objetivo é dar início ao treinamento dos profissionais nesses dois procedimentos, principalmente, aqueles que atuam nas portas de entrada das unidades de saúde, para que identifiquem rapidamente as duas intercorrências, evitando sequelas nos pacientes. A capacitação é continuada, e será oferecida pela pasta até junho.

“A abertura desse ciclo de capacitação é parte de uma das ações estratégicas dentro do fortalecimento da rede de urgência e emergência. A ideia é integrar, tanto o pré-hospitalar quanto as gerências de emergência, que farão esse atendimento na parte hospitalar”, explica o coordenador de Atenção Especializada em Saúde, Fernando Uzuelli.

Na avaliação do secretário adjunto de Saúde, Daniel Seabra, melhorar o processo de capacitação dos servidores é um dos passos essenciais nesse período da saúde pública do Distrito Federal, que recentemente atingiu a marca de 69,1% de cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família

“Esse processo de capacitação faz parte de tudo isso. A gente precisa investir nisso, para gerar melhorias nos serviços, mais eficiência e qualidade no atendimento no serviço público de saúde”, comenta Seabra.

40657387881 21779ae14c z

BOMBEIROS – A iniciativa chamou a atenção de profissionais de outros órgãos. É o caso de militares do Corpo de Bombeiros, como a tenente Bárbara Martins, chefe da seção de Doutrina, Ensino e Pesquisa do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, presente ao evento. Para ela, se inteirar mais sobre os cuidados do AVC e IAM é fundamental.

“Aprender um pouco mais dos cuidados integrados do AVC e do IAM é importante porque, assim, a Secretaria de Saúde, Samu, Corpo de Bombeiros e todos falam a mesma língua. Todo mundo está trabalhando para o melhor da comunidade. Então não podemos atuar de formas diferentes”, disse.

FOTO BAIXA 2 CAPACITACAO AVC

Conforme o cronograma, a capacitação para Linha de Cuidado do IAM será realizada nos dias 3 e 4 de abril, 9 e 23 de maio, e 6 e 20 de junho. Para o AVC será nos dias 11 de abril, 9 de maio e 6 de junho.

Confira a galeria de fotos.