Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/18 às 11h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Saúde adere à campanha Janeiro Branco

COMPARTILHAR

Objetivo é dar atenção para os cuidados com a saúde mental da população

BRASÍLIA (25/1/18) – A Secretaria de Saúde aderiu pela primeira vez, neste ano, à campanha Janeiro Branco, criada em 2014 em Minas Gerais, pensada para a promoção de saúde emocional. O objetivo é colocar em alta a temática na tentativa de esclarecer e, consequentemente, prevenir doenças como a ansiedade e a depressão. 

“É preciso desmistificar o assunto, mostrar que pode acontecer com qualquer pessoa e que tem tratamento. Muitas pessoas têm vergonha ou dificuldade de identificar os sinais e assim a doença demora a ser diagnosticada”, aponta a psicóloga da Secretaria de Saúde, Marina Fernandes do Prado.

Neste sentido, a secretaria em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, tem desenvolvido ações nas salas de espera dos serviços de saúde da rede pública do DF. “Profissionais aparecem repentinamente e começam a abordar a temática com as pessoas que estão esperando por atendimento”, complementa Marina. Ela acrescenta, ainda, que a temática escolhida foi a saúde mental no trabalho.

“Uma das maiores causas de afastamento de trabalho atualmente são os transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, que também leva à síndrome do pânico”, explica. O tema, inclusive, será abordado em palestra a servidores da Secretaria de Saúde na próxima sexta-feira (26), a partir das 9h. 

ATENDIMENTO – Para quem se identifica entre os sintomas relacionados à depressão e à ansiedade, o primeiro passo dentro da rede pública de saúde é buscar uma unidade básica de saúde. “Os profissionais estão habilitados para identificar o problema e dar os encaminhamentos necessários”, frisa a psicóloga.

Quando é preciso tratamento, a rede conta com centros de atenção psicossocial, além do Instituto de Saúde Mental. 

CAMPANHA – Criada em 2014, em Minas Gerais, a campanha Janeiro Branco chama a atenção para os cuidados com a saúde mental da população. A iniciativa ganhou peso nacional e tem apoio do governo de Brasília. 

Janeiro foi escolhido para a campanha por ser um marco de recomeço, assim como a cor branca, que simboliza uma folha de papel nova. A campanha ainda visa tirar o estigma sobre os transtornos mentais, como o receio de procurar um psicólogo para conversar sobre alguma perda ou desconforto. 

Serviço
Palestra “Saúde Mental no Trabalho”
Dia: 26/1/18
Hora: 9h
Local: auditório da Secretaria de Saúde