Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/14 às 17h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde adquire 12 equipamentos de alta tecnologia para sete hospitais

COMPARTILHAR

Aparelho reduz tempo de realização de procedimento e anestesia

A Secretaria de Saúde adquiriu recentemente 12 equipamentos de alta tecnologia para serem utilizados com pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas guiadas por imagem. Trata-se do arco cirúrgico (escopia), aparelho de raio X móvel com tela e câmera digital.

“Os modernos equipamentos garantem maior precisão às intervenções, além de reduzir o tempo de cirurgia e de anestesia” ressalta o gerente de Apoio Diagnostico da SES, Carlos Maurício Libânio. Os aparelhos foram destinados a sete unidades hospitalares da rede publica.

Quatro arcos cirúrgicos foram encaminhados para o Hospital de Base, dois para o Hospital Regional do Gama, dois para o Hospital Regional da Asa Norte, enquanto os regionais de Planaltina, Paranoá, Taguatinga e Santa Maria receberam um cada.

Os arcos cirúrgicos servem para diagnósticos e podem ser usados dentro de salas de cirurgia e nas unidades de terapia intensiva. Com o aparelho, o procedimento é realizado com maior precisão, pois é possível visualizar as estruturas do paciente em tempo real. Cada aparelho, da marca Philips, foi adquirido a um custo de R$ 199.833,00.

“O equipamento é multiuso e permite vários tipos de cirurgias com imagens instantâneas” informa o chefe do Núcleo de Diagnose por Imagem da SES, Carlos Diego da Cunha Paes. Segundo ele, o arco pode ser utilizado nas neurocirurgias e em procedimentos nas especialidades de ortopedia, urologia, angiologia. Os novos equipamentos vão substituir aparelhos obsoletos ou danificados, oferecendo mais qualidade na realização de exames e agilidade para as unidades.

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226