Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/19 às 15h35 - Atualizado em 20/12/19 às 15h36

Saúde amplia acesso a plataforma para consultar status de solicitações

COMPARTILHAR

Agora o serviço também está disponível nas sete unidades do Na Hora

 

A Secretaria de Saúde e o Na Hora firmaram, nesta sexta-feira (20), uma parceria para ampliar a divulgação da plataforma de Acompanhamento de Solicitação de Acesso aos Serviços de Saúde (Asass). Agora, o acesso ao serviço está disponível nas sete unidades do Na Hora para informar à população do Distrito Federal sobre o posicionamento de cada pessoa na fila de espera por exames, consultas ou cirurgias eletivas.

 

“Com a divulgação mais ampla, feita pelos sete postos, temos a intenção de o usuário se sentir mais contemplado na sua necessidade de buscar informações por outra dinâmica, que é o Na hora. A ideia é garantir mais transparência, inclusive para quem não tem acesso a computador ou celular”, informou o diretor-geral do Complexo Regulador de Saúde, Petrus Sanches.

 

O Asass é um serviço disponível no site da secretaria, que permite ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhar o seu status na Central de Regulação da pasta. Os interessados no serviço podem acessar a plataforma em qualquer uma das unidades do Na Hora, localizadas em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo I, Taguatinga, Sobradinho e na Rodoviária do Plano Piloto.

 

“Estaremos sempre à disposição do cidadão do DF em qualquer serviço que possamos colaborar e fazer em parceria. Em todas as nossas unidades, temos autoatendimento para dar acesso ao site da regulação e verificar os serviços da plataforma. Essa iniciativa é um grande passo para que a saúde possa melhorar cada vez mais”, destacou o subsecretário de Justiça e Cidadania responsável pelo Na Hora, Tiago Santana.

 

ACESSOS – Desde que foi lançado, há três meses, o Asass já registrou cerca de 30 mil acessos de usuários, representando mais de 500 por dia. Com um simples clique, o cidadão pode obter informações oficiais sobre a situação das suas solicitações por serviços de saúde que estejam na regulação do SUS local.

 

Para utilizá-lo, basta colocar no site o número da solicitação de regulação e ver como está o andamento. Entre as possibilidades de resposta estão: “aguardando agendamento”; “procure sua unidade de saúde”; “agendado para dia e horário”; e o “exame foi agendado para”.

 

“Com o serviço, é possível ver se o exame ou a consulta já foi agendado ou se precisa resolver algum problema. Isso reduz o absenteísmo no acesso ao serviço. Lembrando que é muito importante o usuário manter sempre seus telefones atualizados, para quando for preciso retornar a eles alguma informação”, explicou o responsável pela Gestão da Informação do Complexo Regulador de Saúde, Ricardo Gomarski.

 

ORGANIZAÇÃO – A ordem de agendamento e atendimento dos usuários é feita a partir da avaliação da situação clínica do paciente, por meio de protocolos de classificação de risco previamente determinados para atender cada especialidade e de critério cronológico (data da solicitação).

 

A atualização das informações é feita diariamente pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Em caso de dúvida, o cidadão deve procurar a unidade de saúde onde a solicitação foi inserida no sistema.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

Leia também...