Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/13 às 20h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Saúde aplicará vacina contra catapora em crianças com 15 meses, a partir de segunda-feira

COMPARTILHAR

Dose da tetraviral é incluída no calendário básico


A partir desta segunda-feira, dia 9, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal passa a oferecer no calendário básico de imunização, pela primeira vez, a vacina contra catapora (varicela) para crianças com um ano e três meses de idade.

“A vacina que será implantada será a tetraviral, contra sarampo, caxumba rubéola e varicela. A criança deverá receber uma dose da tríplice viral aos 12 meses e a tetraviral aos 15 meses”, afirma a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha.

A vacina era aplicada apenas em crianças com necessidades especiais. “Atualmente, a vacina está disponível no CRIE ( Centro de Referência de Imunológicos Especiais) para crianças e adultos com prescrição médica baseadas nas indicações do Programa Nacional de Imunização”, explica Eudóxia Rosa Dantas, chefe do Núcleo de Imunização da SES-DF.

De acordo com a especialista, no primeiro semestre deste ano no DF foram registradas 1.081 notificações de casos de varicela, dentro do limite esperado. “Para o segundo semestre é previsto um aumento gradual no número de casos com seu ápice aguardado entre as semanas finais do inverno e as iniciais da primavera”, afirma.

A vacina tetra viral é segura, tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição a segunda dose da vacina tríplice viral.

A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação do sarampo, caxumba, rubéola e catapora. O Ministério da Saúde começou a divulgação da implantação nacional da nova vacina no início da semana e cada estado irá implantar conforme calendário de entrega da vacina e capacitação das equipes.

Frederico Prado