Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/13 às 20h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Saúde amplia equipe de reconstrução mamária imediata

COMPARTILHAR

Curso vai capacitar dez mastologistas para fazer procedimento e ampliar a oferta regular

Numa iniciativa inédita, a Secretaria de Saúde vai capacitar dez médicos da rede pública para fazer a reconstrução mamária imediata em pacientes vítimas de câncer. O Curso de Técnicas de Cirurgia em Mastologia começa nesta sexta-feira (9), a partir das 9h. no auditório do Hospital de Base. Com a medida, a equipe será ampliada possibilitando a realização de um maior número de cirurgias.

Os mastologistas farão curso durante dez meses, sendo 20 horas mensais, no total de 200 horas/aula e receberão certificado da Sociedade Brasileira de Mastologia. “Em um ano teremos profissionais habilitados, capazes de ao mesmo tempo retirar a mama e fazer a reconstrução”, informa a coordenadora das Ações Programáticas, Fernanda Salum.

A Secretaria de Saúde do DF é a primeira do país a promover esse tipo de capacitação. “A inciativa vem ao encontro à meta de proporcionar a integralidade da assistência ao paciente oncológico e ampliará a oferta regular de reconstruções mamárias primárias na rede hospitalar”, ressalta Fernanda Salum.

A turma é formada por dez médicos mastologistas da rede pública. O treinamento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF e a Sociedade Brasileira de Mastologia, que tem por objetivo a capacitação dos médicos mastologistas em proporcionar tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama com resultados estéticos satisfatórios, visando cumprir a lei sancionada em abril de 2013. A nova legislação torna obrigatória a reparação das mamas no mesmo ato cirúrgico da retirada do tumor, nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.

De acordo com a gerente do Câncer da Secretaria de Saúde, Maria Cristina Scandiuzzi, o curso é um marco na assistência as pacientes portadoras de câncer de mama do DF e de todo o Brasil e vai dar um novo impulso aos procedimentos de reconstrução mamária na Capital Federal.

Celi Gomes