Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/17 às 17h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Saúde celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down

COMPARTILHAR

Eventos têm o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema

BRASÍLIA (17/3/17) – Celebrado em todo o mundo em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down também será comemorado no Distrito Federal com a participação da Secretaria de Saúde em quatro eventos que têm o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema. A data entrou no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência em Síndrome de Down (CrisDown) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Moema Arcoverde, estes eventos têm a finalidade de reduzir o preconceito relacionado à essa alteração genética. “Ainda há muita falta de informação correta por parte da população e isso faz com que as pessoas não tenham sensibilidade para conviver com uma simples diferença”, esclarece a gestora.

EVENTOS – Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal fará parte de uma série de ações que envolvem a própria pasta e outras instituições.

No dia 20 de março será realizada uma cerimônia, às 9h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A ação tem o intuito de prestar homenagem aos profissionais especializados no atendimento às pessoas com Síndrome de Down. Todos os participantes receberão moção honrosa.

Na ocasião, que será aberta a toda população, a chefe da Unidade de Saúde Funcional do Hran, Nadja Quadros, representará oficialmente a equipe multiprofissional do Hran. Ainda no mesmo dia, no Senado Federal, às 14h, haverá um ato público, em homenagem à data, que também contará com a presença da coordenadora do CrisDown.

Dando continuidade, no dia oficial da Pessoa com Síndrome de Down, 21 de março, às 9h, acontecerá uma solenidade promovida pelo deputado Romário na Câmara dos Deputados e que será aberta ao público.

Por último, em 27 de março, o Centro de Referência em Síndrome de Down do Hran, única unidade da rede que é especializada no tema, irá festejar seu quarto aniversário.

Neste ano, o tema da comemoração será o “Matriciamento”, que é um projeto de cinco eixos de capacitação, implantado pela equipe do CrisDown a partir de fevereiro deste 2017. O foco é referenciar outras regionais da rede e, assim, promover a descentralização do atendimento. O curso teórico será ministrado nos dias 13,14 e 15 de março e a cerimônia de certificação será dia 27 como parte da festa de aniversário do CrisDown.

O Hospital Regional da Ceilândia (HRC) será a primeira unidade da rede a participar do Matriciamento feito pelo CrisDown. Ao todo, são sete profissionais das especialidades de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional que recebem o acompanhamento de cinco instrutores do curso de capacitação.

A coordenadora do CrisDown, Moema Arcoverde, explica que “com este projeto, o atendimento especializado que prestamos passará a ser realizado em outros hospitais da rede, o que contribuirá na resolução da demanda reprimida”.