Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/14 às 14h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde compra 1.300 camas eletrônicas

COMPARTILHAR

Mais comodidade e conforto aos pacientes da rede pública

A Secretaria de Saúde (SES/DF) adquiriu 1.300 camas hospitalares eletrônicas que serão distribuídas nas unidades da rede pública. O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) começou a receber os equipamentos nesta semana. A aquisição teve um custo de R$18,080 milhões. Desde 2012, foram instaladas 2.010 camas. Os equipamentos atendem às normas nacionais e internacionais de segurança, garantem mais conforto e segurança aos pacientes, bem como melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

Uma das vantagens das camas eletrônicas é a automatização de determinados procedimentos como o posicionamento correto do paciente por controle remoto. Outros benefícios são o rebaixamento do leito próximo ao solo para que o paciente desça e suba da cama sem dificuldades e a elevação do leito para a equipe de assistência executar os procedimentos em posição favorável à coluna do profissional de saúde.

Esses equipamentos substituirão os modelos antigos. Além disso, permitem à unidade aprimorar os serviços de assistência à saúde e proporcionar maior comodidade aos pacientes. “As camas apresentam uma ergometria melhor e possuem colchão de silicone, o que evita processo de abertura de feridas no corpo (escaras)”, afirma o gerente de Hotelaria da SES/DF, Daniel Veras de Melo.

Com as camas eletrônicas será possível a realização de exames radiográficos sem a necessidade de deslocamento do paciente, pois possuem leito radiotransparente com gavetas para os filmes de raios-x sob o leito.