Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/17 às 20h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Saúde contrata mais 399 servidores para a rede pública

COMPARTILHAR

Tomaram posse 140 profissionais nesta quarta (22) e 259 assumiram os cargos antecipadamente

BRASÍLIA (22/11/2017) – O quadro de profissionais da Secretaria de Saúde ganhou reforço de 399 servidores. Nesta quarta-feira (22), no auditório da Imprensa Nacional, 140 profissionais assumiram seus cargos na pasta. Ao longo dessa semana, outros 259 aprovados em concurso público tomaram posse antecipada. Todos eles integram a lista dos 513 nomeados em 23 de outubro e que deverão entrar em serviço na próxima quarta-feira (29).

Entre eles está o médico de família e comunidade Ricardo Ferreira, 42 anos. Ele acredita que os novos servidores contribuirão para desafogar a rede de saúde do DF. “A secretaria está passando por uma reestruturação com a Estratégia Saúde da Família [ESF] e, apesar de tudo, a gente vê a vontade de fazer dar certo e dar o melhor para a população”, comentou.

Técnica em enfermagem Osmarina Dias

Para a técnica em enfermagem Osmarina Dias, 42 anos, a contratação dos servidores traz um alívio não só para a população que aguarda atendimentos nas unidades básicas, como também para os próprios empossados. “Depois de quase três anos de espera, é uma alegria ser finalmente efetivada. Além disso, é a oportunidade para a Secretaria de Saúde incrementar seu quadro com mais profissionais de qualidade”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, os servidores serão lotados principalmente na atenção primária, para compor as equipes da ESF. “O objetivo é que sejam reabertos leitos de UTI. Temos os equipamentos e agora o pessoal para reabrir. E também para reforçar o pessoal nas UPAs do DF e preencher as escalas, para garantir o bom atendimento”, informou.

Após a liberação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pela Câmara Legislativa, Fonseca espera que mais profissionais possam ser nomeados. “Temos o projeto de, até junho de 2018, ter 70% de cobertura na saúde da família. Temos várias equipes aguardando apenas o médico de família chegar. Então, com essas nomeações, mais as que faremos após a liberação da LDO pela Câmara, teremos condições de chegar a esse índice”, garantiu Fonseca.

Presente no evento, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou que após o esforço de equilibrar as contas do DF, agora é possível suprir a demanda por servidores para a saúde. “Essas nomeações vão nos permitir melhorar o serviço nas unidades de pronto atendimento e vai se refletir na melhoria da qualidade do serviço público à população.”

HISTÓRICO – Dados da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Saúde, apontam que desde 2015 foram nomeados 5.951 servidores para a Secretaria de Saúde, sendo 1.155 em 2015, 2.771 em 2016 e 2.025 em 2017 (incluídos os nomeados que tomaram posse nessa quarta-feira).

Leia também...