Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/13 às 22h25 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Saúde da Mulher recebe atenção total da SES

COMPARTILHAR

Carretas estão no Arapoanga, Riacho Fundo e Bandeirante

A Secretaria de Saúde do DF ampliou os serviços oferecidos às mulheres do DF. Com três carretas em funcionamento, a capacidade de atendimento triplicou e mulheres de todo Distrito Federal tem oportunidade de fazer exames fundamentais para prevenção de doenças.

A carreta da mulher de nº 1 está atendendo as moradoras de Arapoanga, em Planaltina até dia 17 de maio. Já a dois, vai ficar até 17 de maio no Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante. A terceira carreta estará a partir do dia 6 até o dia 17 de maio, em Taguatinga e Vicente Pires.

Em todas as cidades a unidade móvel de saúde oferece exames de mamografia, para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, ultrassom pélvico, transvaginal e de tireoide, com pedido médico, e preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau), em mulheres com vida sexual ativa.

Os exames, em todas as carretas, podem ser feitos nos dias úteis, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. São distribuídas senhas e disponibilizados 150 exames – 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) para as mulheres dos grupos de risco para o câncer de mama e de colo de útero.

Desde o lançamento da primeira unidade móvel, em março de 2012, as carretas realizaram juntas cerca de 40 mil exames. Foram feitas até o dia 5 de abril 13.273 mamografias, 13.680 ecografias e 12.575 preventivos do câncer de colo de útero.

Por causa do sucesso, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa falou que vários estados e prefeituras estão vindo à Brasília para conhecer o atendimento e implantar o novo modelo de atendimento. Ainda de acordo com ele, a politica de implantação das unidades móveis alcançou a sua meta, tanto que “mais de 40 mil exames foram tirados de dentro dos hospitais”, conclui.

As três carretas contam com equipes de profissionais formadas por médicos, enfermeiros e apoio de servidores da própria regional do local visitado. Cada unidade tem dois consultórios que realizam exames de citologia (Papanicolau), ecografia, e uma sala para exames de mamografias.

Luciene Torquato