Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/13 às 13h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Saúde inaugura Centro de Saúde do Trabalhador em Sobradinho

COMPARTILHAR

A unidade vai garantir a vigilância e a prevenção da saúde dos profissionais de toda a região norte

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Norte, que contempla Sobradinho I e II, Planaltina, São Sebastião e Paranoá, será inaugurado nesta quinta-feira (09), às 14h. A solenidade ocorrerá no auditório do Hospital Regional de Sobradinho (HRS). O Cerest, que vai funcionar na administração do HRS, atua na vigilância e prevenção de acidentes e doenças que afetam a saúde e a produtividade do trabalhador.

De acordo com a diretora do Cerest-DF, Elienai Meneses, o funcionamento do Centro na região norte trará muitos benefícios para a população. “Será possível fazer o mapeamento geoeconômico, conhecer os riscos de agravos, realizar notificação dos acidentes de trabalho, produzir dados epidemiológicos, dentre outros”, informa.

Elienai cita o exemplo dos trabalhadores da Fercal, que são expostos a materiais que podem comprometer o pulmão e que, agora, estarão sob a vigilância do Cerest e contarão com o apoio do centro na prevenção de doenças no serviço.

Cerest

O Centro da Secretaria de Saúde já funciona na 912/913 Sul e oferece para todos os profissionais programas de vigilância e prevenção de acidentes e doenças que afetam a saúde do trabalhador.

O Cerest realiza programas de atendimento para servidores expostos a agrotóxicos, com problemas na pele ou com perda auditiva induzida por ruído. Também atende professores que enfrentam problemas causados pelo uso excessivo da voz. Além disso, o Cerest realiza cursos de capacitação aos trabalhadores e estudantes de Saúde, para treiná-los quanto aos cuidados a serem repassados em suas áreas de atuação.

Leia também...