Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/21 às 22h59 - Atualizado em 4/05/21 às 18h16

Saúde inaugura ponto de vacinação noturno

COMPARTILHAR

Unidade é uma parceria com as Forças Armadas, está montada na Praça dos Cristais e funcionará das 18h às 23h

 

GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A Secretaria de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (03), a vacinação contra a Covid-19 no período noturno. Um ponto drive-thru foi montado na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, e atenderá a população entre as 18 e as 23 horas durante todos os dias, incluindo sábados e domingos.

 

Ponto de vacinação noturno funciona em parceria com as Forças Armadas – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Podem comparecer ao posto para receber a vacina contra a Covid idosos acima dos 60 anos e profissionais das Forças de Segurança e Salvamento que já tenham realizado agendamento pelo site. O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, participou da inauguração da nova base de vacinação. Para ele, essa parceria com as forças armadas significa um importante reforço à vacinação contra a Covid-19 no DF.

 

“Estamos abrindo um horário diferenciado de atendimento. O local está muito bem organizado e sinalizado. Esperamos que isso dê conforto às pessoas que irão receber a vacina, assim como muita segurança, tanto para aqueles que vão ser vacinados quanto para quem está vacinando. É muito bem-vinda esta parceria com as forças armadas”, afirma Osnei.

 

A base surge para prevenir as dificuldades de horário que os grupos prioritários possam ter para buscar a vacinação. Para esta semana, é esperado que o ponto aplique aproximadamente 5 mil doses. O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) é quem prestará o apoio logístico ao drive, tanto no armazenamento de doses sobressalentes, quanto no eventual reabastecimento de vacinas.

 

Funcionamento do ponto na Praça dos Cristais é das 18h às 23h – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Estamos fazendo um sistema de cobertura vacinal campanhista. Essa parte dos imunobiológicos tem toda uma atenção quanto à garantia de qualidade do insumo, que tem algumas horas para ser utilizado. Nós vamos mandar as doses para o hospital, e os militares, na medida em que sentirem que está faltando ou sobrando, fazem a comunicação direta com o hospital militar”, explica o subsecretário de Vigilância Epidemiológica, Divino Valero.

 

No drive-thru da Praças dos Cristais, a imunização fica a cargo dos próprios militares, que receberam treinamento de manuseio e aplicação das vacinas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

 

A 3º Sargento do Exército, Bruna Andrieli, diz-se honrada em poder participar desta missão histórica. “Estar na linha de frente aqui é uma honra, um prazer mesmo, estar habilitada para poder vacinar. Tantas pessoas que precisam estar vacinadas; e fazer parte deste momento vai ser muito importante para a minha carreira”, afirma Bruna.

 

GALERIA DE FOTOS:

 

Saúde inaugura ponto de vacinação noturno (04.05.2021)

Leia também...