Governo do Distrito Federal
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10/12/13 às 21h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde na hora reduz pela metade fluxo nas emergências dos hospitais

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Ambulatórios atendem pacientes de menor risco

Os Hospitais Regionais da Asa Norte, Ceilândia e Sobradinho contam, desde o ano passado, com o programa Saúde Na Hora, que reduziu em 50% o fluxo nos pronto-socorros das três unidades. O objetivo do programa, que atendeu 38 mil pessoas em 2013, é implantar ambulatórios especializados em atendimentos a pacientes menos graves, classificados como “Verdes” e “Azuis”.

No Hospital Regional de Sobradinho (HRS), por exemplo, o ambulatório funciona dentro do próprio hospital. Lá, os médicos da emergência atendem continuamente os pacientes com menor prioridade de atendimento. Em média, a sala atende a 25 pessoas por dia.

No Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) o ambulatório de apoio fica no Centro de Saúde de Brasília nº 12 (CSB12), localizado na 208/408 Norte. Os pacientes que chegam ao Pronto Socorro do HRAN e são marcados como “Verdes” ou “Azuis”, segundo o Protocolo de Manchester, são encaminhados ao CSB12 entre as 8hs e 19hs, nos dias úteis.

Para um dos chefes de equipe do HRAN, Dr. Márcio Braga, essa transferência dos casos menos graves para o CSB12 chega a derrubar pela metade o fluxo no PS do hospital. “Isso nos ajuda a distribuir melhor o dia-a-dia dos médicos do PS daqui”, afirma.

Em Ceilândia, o centro de apoio é o CSB1, que fica ao lado do Hospital Regional da Ceilândia (HRC). Para a Dra. Lucimar Gonçalves, coordenadora do hospital, o apoio da unidade reflete na qualidade do serviço prestado ao paciente de maior prioridade. “Aqui nós também temos cerca de 50% de queda no fluxo do PS, o que é um enorme ganho para o hospital”, diz Lucimar.

Protocolo de Manchester

A Classificação de risco, realizada em Pronto-Socorro dos hospitais do DF, segue o Protocolo de Manchester, no qual os pacientes são separados por cores que indicam a intensidade do problema e o prazo médio para o atendimento.

As cores são:
Vermelho – Atendimento Imediato
Laranja – Em média 10 minutos para o atendimento
Amarelo – Em média 60 minutos para o atendimento
Verde – Em média 120 minutos para o atendimento
Azul – Em média 240 minutos para o atendimento

Por Lucas Carvalho, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
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