Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/12 às 18h54 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde oferece teste rápido da Aids no Núcleo Bandeirante

COMPARTILHAR

 Diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C saem em poucos minutos

A realização de testes rápidos para detecção do vírus HIV e da sífilis prossegue até a próxima sexta feira (7) no Centro de Saúde 02 do Núcleo Bandeirante, localizado na Terceira Avenida A/E, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. A programação faz parte da Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis/HIV e hepatites virais, em comemoração ao dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com o tema “Fique Sabendo”.

Na Regional do Núcleo Bandeirante, além da realização dos testes, estão sendo apresentados vídeos educativos sobre a importância do diagnóstico precoce. Um profissional conversa com os pacientes que procuram atendimento no centro de saúde e divulga a realização dos testes.

Quando a pessoa aceita fazer o procedimento, passa por um aconselhamento antes da realização do teste e por outro aconselhamento logo depois. A finalidade é orientar o paciente sobre como deve proceder para evitar a contaminação e, nos casos positivos, como deve proceder para dar inicio ao tratamento.

A programação do “Fique Sabendo” está a cargo da Coordenação de DST/Aids da Regional do Núcleo Bandeirante e da Estratégia Saúde da Família, com a participação de enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

A agente comunitária Cylene Maria Vasconcelos faz parte da equipe e além de orientar os pacientes da unidade também distribui folders e preservativos da campanha. Segundo ela, as pessoas elogiam a iniciativa e um grupo considerável de pacientes adere aos testes rápidos.

Segundo a médica coordenadora do Programa/NB, Neslia Amar e Silva, a programação pretende que todas as pessoas tenham consciência de que é preciso fazer a testagem. “A pessoa só vai se tratar se souber que tem a doença e é preciso ter essa consciência da importância do diagnóstico, a fim de que, em caso positivo, o tratamento comece o mais cedo possível”, observa.

No sentido de orientar, a Secretaria de Saúde do DF, criou o site FIQUE SABENDO DF (www.fiquesabendodf.com.br), para maiores esclarecimentos quanto as DST, os locais de testagem e a importância do uso de preservativos para evitar a transmissão dessas doenças.

Arielce Haine