Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/16 às 20h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Saúde tem atendimento específico para homens no Varjão

COMPARTILHAR

Neste Dia do Homem, é preciso conscientizar sobre a importância de pessoas do sexo masculino também buscarem prevenção a doenças

BRASÍLIA (15/7/16) – Nesta sexta-feira (15), é comemorado o Dia Nacional do Homem. Celebrada desde 1992, a data foi criada pela Ordem Nacional dos Escritores com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira para os cuidados com os indivíduos do sexo masculino, principalmente, relacionados à saúde.

Segundo o enfermeiro e coordenador da área de Saúde do Homem, Rodrigo Ferreira, a procura dessa parcela da população pelos serviços médicos é baixa. “As mulheres acabam procurando mais o serviço de saúde por vários motivos, como fazer o pré-natal e levar o filho ao médico”, disse.

O coordenador da área de Saúde do Homem também destacou que um dos impedimentos é o medo de descobrir doenças. “Eles estão mais expostos a acidentes de trânsito e trabalho, utilizam mais álcool e drogas do que as mulheres e estão mais envolvidos e expostos a situações de violência”, enumerou.

A Secretaria de Saúde faz diversas ações para reverter esse quadro. Em razão de os homens passarem a maior tempo no trabalho, durante o dia, foi ampliado o turno dos serviços de clínica médica em algumas unidades.

O horário é das 18h às 22h nos centros de saúde 12 (208/408 Norte); 9 do Cruzeiro; 6 e 8 de Ceilândia; 4 da Estrutural; 1 da Candangolândia; 2 do Núcleo Bandeirante; 3 do Riacho Fundo I; 1 do Paranoá; 2 do Recanto das Emas, 2 de Santa Maria; e 3 de Sobradinho. “No Centro de Saúde do Varjão também há um consultório específico para a Saúde do Homem, com consulta feita pela enfermagem e equipe médica”, disse.

A Secretaria de Saúde também promoverá uma capacitação dos servidores para sensibilizar os profissionais a prestarem assistência ao homem. O treinamento está marcado para 3 de agosto. As inscrições começam na terça-feira (19), pelo e-mail inscricaosaudehomemdf@hotmail.com.