Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/16 às 17h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Saúde terá plano de ação para chegada da Tocha Olímpica no DF

COMPARTILHAR

Evento será nesta terça-feira (3). Hospitais de Base, Asa Norte e Taguatinga serão as unidades de retaguarda

BRASÍLIA (2/5/16) – A Tocha Olímpica chega a Brasília nesta terça-feira (3). A partir das 10h30, a chama percorrerá 105 quilômetros de um trajeto que passará por cinco regiões administrativas e mais de 15 pontos turísticos. Nesse percurso, 143 condutores irão carregá-la. Para dar suporte à segurança dos participantes e expectadores, a Secretaria de Saúde preparou um plano de ação pré-hospitalar e hospitalar.

Já nesta segunda-feira (2), o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) fará apenas as cirurgias eletivas (aquelas que são marcadas previamente) mais simples, em que o paciente possa ter alta no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao procedimento. Já as cirurgias eletivas marcadas para terça-feira (3) estão sendo remarcadas para a data mais próxima. O objetivo é que o centro cirúrgico esteja liberado para eventuais emergências.

Segundo a diretora das Urgências e Emergências da pasta, Julister Maia, será disponibilizada uma Unidade de Suporte Básica (ambulância) do Samu para cada uma das seguintes localidades: Praça dos Três Poderes, Pontão do Lago Sul, Estádio Nacional Mané Garrincha, Parque Aquático, Parque Capivara, Praça do Relógio, Montaria da PM em Taguatinga (RPMONT), Centro Olímpico do Riacho Fundo I, Igrejinha da Asa Sul, Memorial dos Povos Indígenas, Praça das Fontes e Museu Nacional.

Os hospitais de Base, Regional da Asa Norte e Regional de Taguatinga serão referência, onde haverá reforço na equipe com servidores das próprias unidades por meio de hora extra. Em caso de catástrofe, serão ainda utilizados o Hospital Regional do Guará e a UPA do Núcleo Bandeirante para casos menos graves, classificados como verde. O Hospital de Base será a referência para trauma. O Hospital Regional da Asa Norte, para acidentes químico, biológico e nuclear.