Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/20 às 17h47 - Atualizado em 19/03/20 às 14h30

Secretaria de Saúde capacita servidores sobre coronavírus

COMPARTILHAR

Objetivo foi esclarecer dúvidas das chefias de Enfermagem sobre o Covid-19 

 

Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde realizou uma capacitação sobre coronavírus para todos os gerentes, supervisores e chefes de Enfermagem que trabalham nas emergências, unidades de terapia intensiva (UTIs) e centros obstétricos da rede.

 

“Nossa intenção em fazer a capacitação é torna-los multiplicadores das informações passadas no curso, pois eles serão os responsáveis por repassar as informações para o restante das equipes, que ficam na ponta”, explica Saulo Jacinto da Silva, diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde.

 

De acordo com ele, a capacitação não pode ser realizada para todos os enfermeiros da rede porque iria contra o decreto que determina que não haja aglomerações de pessoas em um mesmo local.

 

A Referência Técnica Distrital (RTD) de Infectologia, Lívia Gomes Panseira, foi responsável pela abordagem geral das informações sobre o coronavírus, maneira de contágio, duração do vírus e sua proliferação. Enquanto isso, uma enfermeira da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) foi quem passou as orientações corretas para os profissionais se protegerem do vírus.

 

ESCLARECIMENTOS – Para Viviane Abreu, chefe de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá), o curso de capacitação foi uma oportunidade para esclarecer e tirar dúvidas sobre o coronavírus, além de adquirir conhecimento para repassar aos colegas de trabalho.

 

“Acho essa iniciativa muito importante, pois recebemos um turbilhão de informações e ficamos sem saber, ao certo, como proceder diante desse novo vírus. Aqui, temos a orientação correta, principalmente em relação ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), que não é necessário ser utilizado em todos os setores. Estou tirando todas as minhas dúvidas para repassar para a minha equipe”, afirma.

 

A capacitação ocorreu no auditório do Hemocentro e abordou informações gerais sobre o vírus Covid-19, orientações com a maneira de prevenção para os profissionais de saúde e abordagem da nova edição do Plano de Contingência de Combate ao Coronavírus.

 

Jurana Lopes, da Agência Saúde

Fotos: Geovana Albuquerque, da Agência Saúde