Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/01/12 às 17h11 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Secretaria de Saúde inaugura Farmácia Especializada

COMPARTILHAR

Já está funcionando na Praça do Cidadão da Ceilândia (EQNM 18/20) a mais nova unidade de Farmácia Especializada da Secretaria de Saúde. A inauguração do serviço, que vai fazer a distribuição de medicamentos de alta complexidade, foi na manhã desta sexta-feira, 27, com a presença do governador Agnelo Queiros e do secretario de Saúde Rafael Barbosa.

Com a inauguração, os usuários que residem nas regiões Oeste e Sudoeste do DF, formadas pelas cidades de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Brazlândia passam a ser atendidos na unidade de Ceilândia. Os demais pacientes continuam cadastrados na Farmácia Especializada da Estação do Metrô da Quadra 102 – Asa Sul.

“A instalação desta farmácia especializada em Ceilândia é uma conquista importante, que vai dar mais dignidade ao atendimento à população”, destacou Agnelo Queiroz. A descentralização da Farmácia, segundo Rafael Barbosa, visa facilitar o acesso da população aos medicamentos de alto custo. “Além de levar o serviço o mais próximo possível da casa do usuário, estamos investindo na humanização e no acolhimento ao pacientes”, ressaltou, acrescentando que o usuário terá farmacêuticos à disposição para o atendimento.  

No local, trabalham 11 farmacêuticos e 32 técnicos administrativos. São 12 guichês e quatro consultórios. Nos primeiros dias de funcionamento – iniciado no ultimo dia 23 -, foram realizados 45 novos cadastros, 185 renovações cadastrais e feitos 22 atendimentos a pacientes renais crônicos com dispensação de medicamentos.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que cerca de 15 mil usuários da região sejam cadastrados e passem a receber medicamentos  na nova farmácia nos próximos meses. Para fevereiro, estão sendo aguardadas cerca de 2.600 renovações  das  Autorizações de Procedimento da Alta Complexidade (Apac).

A meta da Secretaria de Saúde é direcionar para a Unidade Ceilândia os usuários das regiões Oeste e Sudoeste do DF. Estima-se que, em três meses, sejam transferidos para a Unidade de Ceilândia cerca de 8 mil usuários que vinham sendo atendidos na Unidade da Asa Sul.

De acordo com gerente da Farmácia Especializada da Ceilândia, Rachel Bitar, a partir da inauguração de agora, os usuários residentes nas regiões Oeste e Sudoeste do DF, que precisarem de cadastro inicial, deverão solicitá-lo na unidade de Ceilândia. Já os usuários residentes nessas regiões que eram atendidos na Unidade da Asa Sul deverão aguardar o vencimento da Apac de seus medicamentos,  para então realizar a renovação na Unidade de Ceilândia.

Uma vez transferido ou cadastrado em Ceilândia, o usuário somente será atendido nessa unidade, salvo se mudar sua residência para outra região não contemplada pela Farmácia Especializada. Assim, o usuário cadastrado na Unidade da Ceilândia será sempre atendido nessa unidade e o usuário que permanecer cadastrado na Asa Sul, continuará a ser atendido na Unidade da 102 Sul.

O morador de Ceilândia, João Batista Santos, visitou a farmácia durante a inauguração e ficou bastante satisfeito ao saber que sua esposa Lúcia Santos, que sofre de asma, não vai mais precisar levantar de madrugada para buscar medicamentos na unidade do Plano Piloto. “Vai facilitar muito a nossa vida, estamos muito felizes”, ressaltou ele.

Celi Gomes SES-DF

Leia também...