Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/15 às 11h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Secretaria de Saúde promove Seminário sobre Surto de Microcefalia

COMPARTILHAR

Ministério da Saúde analisa ligação da doença com Zika vírus

BRASÍLIA (24/11/2015) – A Secretaria de Saúde realizará  às 14h desta terça-feira (24) um seminário sobre o surto de microcefalia na Região Nordeste e sua possível ligação com a febre pelo Zika vírus. O evento acontecerá no auditório interno da Fiocruz/UnB e é voltado para os profissionais de saúde da rede pública e privada do DF.

Durante o evento será debatido a situação atual no DF das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, febre pelo Zika vírus e febre chikungunya. Também serão discutidos os procedimentos divulgados pelo Ministério da Saúde para serem adotados na vigilância dos casos da microcefalia no Brasil.

Para apresentar a metodologia utilizada na identificação, notificação e investigação dos casos de microcefalia em Pernambuco, estado com o maior número de casos, o seminário contará com a presença da neuropediatra do Hospital Barão de Lucena e Presidente da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) do Recife/PE, Dra Vanessa Van Der Linden.

“Apesar do DF não ter transmissão da febre pelo Zika vírus, o seminário vem para ressaltar a importância da disseminação da situação vivenciada por alguns estados do Nordeste, principalmente de Pernambuco, e para preparar nossos profissionais para a identificação e notificação dos casos suspeitos de infecção de gestante pelo zika, uma vez que vários pacientes que tiveram a infecção pelo vírus não apresentaram sintomas”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho.

Confira aqui a programação do seminário.

ZIKA NO DF – Neste segundo semestre foram diagnosticados dois casos no DF. No entanto, estes pacientes contraíram a doença em Salvador e Teresina.